Publicidade

11 de Dezembro de 2013 - 14:32

Por - Agencia Estado

Compartilhar
 

A taxa de aprovação ao desempenho do presidente dos EUA, Barack Obama, entre jovens adultos norte-americanos caiu ao nível recorde de baixa neste mês, diz pesquisa Wall Street Journal/NBC. De acordo com a pesquisa, 49% dos norte-americanos entre 18 e 34 anos de idade desaprovam o desempenho de Obama como presidente; a desaprovação teve um crescimento de 3 pontos porcentuais desde o fim de outubro e de 12 pontos porcentuais desde os 37% do fim de 2012. A taxa de aprovação a Obama está agora em 45%.

Os jovens vêm sendo um dos núcleos de apoio a Obama desde 2008, quando mais jovens votaram nele do que em qualquer eleição presidencial desde 1972. Mas desde que Obama iniciou seu segundo mandato, em janeiro deste ano, suas taxas de aprovação vêm caindo gradualmente. Muitos jovens ouvidos na pesquisa citaram como motivo os problemas na implementação da reforma do sistema de saúde, uma das peças chaves do projeto político do presidente.

A perda de apoio entre os jovens é problemática para Obama, porque esse grupo era considerado uma das "quatro pernas" da base do presidente (as outras são os negros, os hispânicos e as mulheres). A pesquisa indica que 87% dos negros apoiam Obama (e apenas um terço dos brancos); entre as mulheres, a aprovação supera a desaprovação ao presidente por 49% a 37%; entre os hispânicos, porém, a taxa de aprovação ao presidente caiu a 42%; na eleição presidencial, em novembro de 2012, 75% dos hispânicos votaram em Obama.

A pesquisa ouviu mil adultos de 18 a 34 anos de idade entre os dias 4 e 8 de dezembro; a margem de erro é de mais ou menos 3,1 pontos porcentuais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?