Publicidade

10 de Março de 2014 - 20:09

Por Célia Froufe e Eduardo Cucolo - Agencia Estado

Compartilhar
 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central revisou para cima as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2014 tanto no cenário de mercado quanto no de referência. As novas informações do BC foram divulgadas nesta quinta-feira, 23, por meio da ata que explica a decisão do colegiado de elevar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,50 ponto porcentual, para 10,50% ao ano, na semana passada.

No cenário de referência, de acordo com o documento, a estimativa para a inflação de 2014 aumentou em relação ao valor considerado na última reunião, e permanece acima da meta de 4,5% fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). No cenário de mercado, a projeção de inflação para 2014 também aumentou em relação ao valor considerado na reunião de novembro e permanece acima da meta para a inflação.

Para 2015, o documento traz apenas que "em ambos os cenários, a projeção de inflação se posiciona acima da meta" e não detalha se houve um movimento de alta ou de baixa em relação à perspectiva anterior.

Vale lembrar que, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado ao final de dezembro do ano passado, o BC havia informado que, no cenário de referência, sua expectativa era de uma inflação em 5,6% ao final de 2014 e de 5,4% no encerramento do ano que vem. Já no cenário de mercado, a projeção do Copom é de IPCA encerrando 2015 em 5,3% - a mesma taxa de 5,6% é aguardada para o acumulado deste ano.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da adoção de medidas, como tarifas diferenciadas e descontos, para estimular a redução do consumo de água?