Publicidade

11 de Março de 2014 - 00:41

Por Denilson Azzoni - Agencia Estado

Compartilhar
 

O Indicador de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira, 6, pela Serasa Experian, registrou alta de 1,7% em janeiro sobre dezembro, já descontados os fatores sazonais. Na comparação com janeiro de 2013, o movimento dos consumidores nas lojas do País teve expansão de 5,9%.

O indicador leva em conta o volume de consultas realizadas pelos estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. Na lista de segmentos, o destaque em janeiro foram as lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática, com crescimento de 7,4% sobre dezembro, e os revendedores de combustíveis e lubrificantes, com alta de 4,2%. O segmento de material de construção subiu 1,7%, o de veículos, motos e peças cresceu 1,6% e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios teve expansão de 1,1%. Apenas o grupo de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registrou queda em relação a dezembro (-0,3%), embora tenha apresentado aumento de 7,4% na comparação com janeiro de 2013.

Em nota distribuída à imprensa, os economistas da Serasa Experian afirmaram que "as liquidações de início de ano e as promoções do varejo automotivo, atraindo os consumidores para as concessionárias por conta da virada da tabela do IPI, impulsionaram a atividade varejista neste início de ano". O calor também influenciou o bom desempenho do setor. "As férias de início de ano, favorecendo o segmento de combustíveis e lubrificantes, e a onda de clima quente e seco neste verão, auxiliando o segmento de material de construção, foram fatores adicionais ao resultado positivo da atividade varejista em janeiro de 2014", avaliaram.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?