Publicidade

16 de Dezembro de 2013 - 10:43

Por - Agencia Estado

Compartilhar
 

A economia da Alemanha deve ter uma expansão considerável nos próximos meses, segundo o banco central do país, o Bundesbank. Entre os fatores positivos, a instituição citou uma elevação na atividade industrial e na construção de moradias.

"Apesar de um começo muito modesto no final do trimestre, espera-se que a economia da Alemanha tenha uma expansão considerável na temporada de inverno no hemisfério norte de 2013/2014", afirmou o Deutsche Bundesbank em um relatório mensal.

O banco central alemão disse que a economia doméstica em alta, que é um resultado da elevação acentuada das licenças para construções de moradias e da forte confiança dos consumidores, está sendo complementada por um grande aumento da atividade industrial.

A avaliação positiva foi divulgada após a previsão de crescimento do banco para o país. Segundo o Bundesbank, a atividade econômica alemã deve ter alta de 1,7% em 2014, uma taxa maior do que a projeção anterior de 1,5%.

O documento do banco central alemão também fala sobre a proposta de uma taxa sobre transações financeiras em partes da União Europeia. De acordo com o banco, isso poderia prejudicar o mercado de acordos de recompra.

A contínua incerteza sobre a saúde financeira de muitos bancos europeus resultou em uma preferência por empréstimos com utilização de garantias. É neste processo que os acordos de recompra, também conhecidos como repos.

Os acordos de recompra são uma maneira comum para os bancos levantarem dinheiro a curto prazo ao negociar títulos por financiamento temporário e ao concordar em comprá-los de volta, em uma data posterior. Repos e empréstimos com garantia agora representam a maior parte de todos os empréstimos interbancários, que vão além de uma semana, em regiões como a zona euro.

O imposto sobre operações financeiras provavelmente resultaria em um "financiamento mais forte dos bancos através do sistema do euro", que a partir de uma política monetária e perspectiva pública "não é desejável". Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?