Publicidade

03 de Dezembro de 2013 - 05:57

Por Marcelo Ribeiro Silva, com informações da Dow Jones Newswires - Agencia Estado

Compartilhar
 

O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira que a política monetária permaneceu inalterada à medida que uma recente queda do dólar australiano ajudou a aliviar a pressão sobre os exportadores do país. O RBA manteve a taxa de juros em 2,5% pelo quarto mês consecutivo.

De acordo com o RBA, setores de construção e de habitação ganharam ritmo nos últimos meses por meio de crescimento do crédito e da confiança empresarial. O banco central australiano indicou que a demanda por crédito habitacional está aumentando. Ainda assim, o banco central australiano reiterou que estava procurando por sinais mais fortes de uma recuperação em indústrias que não estivessem ligadas ao setor de mineração.

"Mais adiante, a demanda privada fora do setor de mineração deve aumentar a um ritmo mais rápido, apesar das incertezas", disse Glenn Stevens, presidente do RBA, repetindo a mesma cautela que caracterizou o seu discurso do mês passado. "Recentemente, houve uma melhoria nos indicadores de família e do sentimento dos negócios, mas ainda não está claro se este movimento vai prevalecer", completou.

De acordo com a autoridade monetária, a taxa de juros é apropriada. O RBA ainda destacou que o dólar manteve uma valorização desconfortável e que o enfraquecimento da moeda é necessário para sustentar a economia. Além disso, o BC australiano informou que a inflação está consistente dentro da meta do governo e que deve permanecer assim nos próximos 1 ou 2 anos.

Nos últimos dois anos, o RBA cortou a taxa de juros em oito oportunidades com o objetivo de ajudar a economia que passava por dificuldades em função dos preços mais baixos das commodities globais.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com o TJ, que definiu que táxi não pode ser repassado como herança?