Publicidade

10 de Dezembro de 2013 - 14:10

Por - Agencia Estado

Compartilhar
 

A economia de Portugal está gradualmente se recuperando e deve crescer 0,8% no próximo ano na medida em que o consumo privado e as exportações ganham força, disse hoje o Banco de Portugal.

Em relatório, o BC português projetou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país vai crescer 1,3% em 2015, apesar de ter alertado que mais medidas de austeridade podem prejudicar a recuperação. Este ano, a previsão é de contração de 1,5% do PIB.

Portugal está no fim do seu programa de resgate de 78 bilhões de euros (US$ 107,2 bilhões) em empréstimos, que termina em meados de 2014. Apesar de o governo estar evitando outro resgate, autoridades deixaram claro que as políticas de austeridade devem continuar para que o país atenda suas metas orçamentárias de longo prazo.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, anunciou fortes cortes de gastos em 2014 para reduzir o déficit orçamentário a 4% do PIB, de 5% do PIB este ano.

O Banco de Portugal afirmou que, com esses cortes, o consumo vai cair fortemente, mas as exportações devem crescer, o que acabará impulsionando também o consumo interno. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?