Publicidade

10 de Março de 2014 - 20:12

Por Célia Froufe e Eduardo Cucolo - Agencia Estado

Compartilhar
 

Como antecipou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, ao comentar o resultado do IPCA de 2013 acima das expectativas - fazendo-o descumprir a promessa de que a inflação deste ano (5,91%) ficaria menor do que a de 2012 (5,84%) -, a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) ressaltou que a inflação ainda mostra resistência "ligeiramente acima da que se antecipava".

"O Copom pondera que a elevada variação dos índices de preços ao consumidor nos últimos doze meses contribui para que a inflação ainda mostre resistência, que, a propósito, tem se mostrado ligeiramente acima daquela que se antecipava."

O documento salientou também que, nesse contexto, inserem-se os mecanismos formais e informais de indexação e a percepção dos agentes econômicos sobre a dinâmica da inflação. "Tendo em vista os danos que a persistência desse processo causaria à tomada de decisões sobre consumo e investimentos, na visão do Comitê, faz-se necessário que, com a devida tempestividade, o mesmo seja revertido", escreveram os diretores do BC. "Dessa forma, o Copom entende ser apropriada a continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias ora em curso", continuaram.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?