Publicidade

20 de Dezembro de 2013 - 15:47

Por Renan Carreira - Agencia Estado

Compartilhar
 

O movimento do comércio varejista no País cresceu 0,3% em novembro ante outubro, na série dessazonalizada, informou, nesta sexta-feira, 20, a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). É a sexta vez consecutiva de avanço do indicador.

No acumulado de janeiro a novembro houve alta de 1,9% sobre igual período de 2012. Avaliando os últimos 12 meses, de dezembro de 2012 a novembro de 2013, contra os 12 meses terminados em novembro do ano anterior, de dezembro de 2011 a novembro de 2012, o indicador subiu 2,4%.

De acordo com a Boa Vista, o setor varejista registrou nos últimos anos um ciclo de dinamismo, resultado da relativa estabilidade da inflação no período, de políticas de redistribuição de renda e maior oferta de crédito pessoal. No entanto, "a desaceleração na maioria dos segmentos modifica o quadro de forte expansão até então vivenciado pelo comércio" e deve, segundo a administradora, ter reflexos na tendência de crescimento mais moderada para o ano que vem.

Assim, a Boa Vista avalia que a expansão do comércio deve refletir em 2014 os efeitos negativos da pressão inflacionária, da perda do ritmo de criação de emprego e da desaceleração do rendimento médio da população ocupada no período.

O setor de Tecidos, Vestuários e Calçados foi o que apresentou a maior variação mensal, de 1,5%, com o dado já dessazonalizado. O segmento de Móveis e Eletrodomésticos aparece em seguida, com expansão de 0,7% em novembro ante outubro. O setor de Supermercado, Alimentos e Bebidas ficou estável, enquanto o de Combustíveis e Lubrificantes recuou 0,5%.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a multa para o consumidor que desperdiçar água, conforme anunciou o Governo de São Paulo?