Publicidade

06 de Dezembro de 2013 - 13:46

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

A seleção brasileira feminina de handebol estreia neste sábado no Mundial da Sérvia, com um novo status de candidata ao pódio. Depois dos bons resultados nas últimas competições, o Brasil espera conquistar uma inédita medalha. Mas o técnico Morten Soubak trata de descartar qualquer favoritismo, até mesmo no primeiro jogo, contra a Argélia, na cidade de Nis.

"Hoje somos uma equipe conhecida pelo trabalho que temos feito e pelas últimas colocações que temos alcançado, mas não somos o único país que tem conseguido essa evolução. Por tudo isso, não podemos falar que os favoritos são os mesmos dos últimos anos. Temos pelo menos 12 equipes fortes concorrentes para as fases eliminatórias. Isso demonstra que esse deve ser um Mundial muito forte", afirmou o técnico dinamarquês que comanda a seleção brasileira.

Apesar do discurso de Soubak, o fato é que o Brasil se tornou uma força reconhecida no handebol feminino, depois do quinto lugar no último Mundial, há dois anos, em São Paulo, e da sexta colocação na Olimpíada de Londres, no ano passado. Para completar, a seleção brasileira conta com Alexandra Nascimento, eleita a melhor jogadora do mundo em 2012.

Na estreia deste sábado, o Brasil enfrentará a Argélia, que faz sua primeira participação no Mundial. Mesmo com o favoritismo, as brasileiras prometem atenção diante da adversária. "Sabemos que elas fizeram alguns amistosos contra equipes da Espanha e foram bem. Elas têm um estilo bem africano de jogar. Por ser estreia, não existe favoritismo, então é preciso estarmos muito atentas", disse a capitã da seleção, Dara. "Mesmo tendo vários mundiais nas costas, cada um é diferente e esse, sem dúvida, é especial pela pressão e por sermos apontados como um dos favoritos. Sabemos que vamos ter que mostrar isso dentro de quadra. Se quisermos subir no pódio, vamos ter que passar por cima de todos", completou.

Além da estreia contra a Argélia, o Brasil ainda enfrentará China, Sérvia, Japão e Dinamarca na primeira fase do Mundial. E não deve ter dificuldades para ficar entre os quatro primeiros colocados do Grupo B, que avançam para as oitavas de final.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a multa para o consumidor que desperdiçar água, conforme anunciou o Governo de São Paulo?