Publicidade

18 de Dezembro de 2013 - 18:10

Juiz-foranos que pretendem pegar a estrada para a Região dos Lagos no final do ano devem ter atenção redobrada; Cabo Frio também registrou problemas

Por Tribuna

Compartilhar
 
Centenas de famílias ficaram desalojadas após temporal
Centenas de famílias ficaram desalojadas após temporal
Cidade registrou 175 milímetros de chuva em duas horas e meia
Cidade registrou 175 milímetros de chuva em duas horas e meia
Chuva causou estragos por toda a cidade e deixou bairros isolados
Chuva causou estragos por toda a cidade e deixou bairros isolados

Juiz-foranos que pretendem pegar a estrada rumo à Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, devem se planejar contando com as chuvas previstas para os próximos dias. Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Armação dos Búzios decretou situação de emergência após o temporal que caiu sobre a cidade durante a madrugada. "Foi uma das chuvas mais fortes dos últimos 20 anos", explica o coordenador de comunicação da Prefeitura de Búzios, Beto Jordão. Uma das entradas da cidade que faz a ligação com Cabo Frio chegou a ficar totalmente interditada para os veículos. Na tarde desta quarta, o trânsito voltou a fluir. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de pancadas de chuva para a Região dos Lagos nos próximos dias.

Em Búzios, diversas ruas ficaram alagadas, alguns bairros ficaram isolados após as inundações e centenas de famílias estão desalojadas. De acordo com informações apuradas pelo jornal "Folha de Búzios", as ruas transversais em toda extensão da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, a principal da cidade, ficaram alagadas, e foi preciso arrebentar o canteiro central para que a água escoasse. Desde a madrugada, a Prefeitura colocou equipes nas ruas para desobstruir as vias interditadas e retirar famílias das áreas de risco.

Os bairros Mangue (no centro de Búzios), Vila Caranga, Manguinho, Geribá, Cem Braças, Tucuns, Baía Formosa, Rasa, José Gonçalves, Vila Verde, Vila São José, Tartaruga e Arpoador da Rasa tiveram vários pontos de alagamentos.

Ainda conforme o o jornal, informações coletadas no pluviômetro que fica localizado no Campo de Golf de Búzios apontaram 175 milímetros de chuva em duas horas e meia. Para se ter uma ideia, na forte chuva que atingiu Juiz de Fora na terça-feira da semana passada, dia 10, e nas 24 horas seguintes o volume de chuva registrado foi de 97,2 milímetros.

Cabo Frio

Em Cabo Frio, um dos destinos mais procurados pelos moradores de Juiz de Fora nesta época do ano, a chuva também causou alagamentos. A jornalista juiz-forana Andréa Reys, que mora naquela cidade, conta que Cabo Frio já está lotada de turistas. "O que aconteceu agora, da mesma forma que vem acontecendo todo ano, é que alguns bairros já ficam alagados logo nas primeiras horas de chuva. Isso ocorreu no Bairro Jardim Caiçara, nas proximidades da rodoviária, e no Centro, que tem muitas ruas estreitas e onde a água sobe facilmente."

Estrada

A jornalista lembra ainda que os motoristas que pretendem ir para a Região dos Lagos devem ter atenção redobrada às obras que acontecem no trecho da Via Lagos (RJ-124) entre Araruama e Cabo Frio. Com as chuvas, a situação piora. "Nos últimos dois dias, foram registrados três acidentes com duas mortes."

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?