Publicidade

06 de Dezembro de 2013 - 12:37

Por Wellington Bahnemann - Agencia Estado

Compartilhar
 

A carga de energia elétrica cresceu 6% no mês de novembro ante novembro de 2012, para 64,764 mil MW médios, de acordo com dados divulgados, nesta sexta-feira, 6, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relação a outubro deste ano, houve crescimento de 0,6%. No acumulado dos 12 meses encerrados em novembro deste ano, foi registrada expansão de 3,8%. A carga de energia é a soma do consumo e das perdas de energia do sistema.

Segundo a ONS, o forte crescimento da carga em novembro pode ser explicado, na verdade, por um cenário atípico em igual mês do ano passado. Novembro de 2012 foi marcado por temperaturas mais amenas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e por menos dias úteis também. Além disso, uma possível recuperação da atividade industrial, como sinalizado por alguns indicadores, também pode ter impactado positivamente no desempenho da carga.

"O avanço do Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas em 1,2% entre outubro e novembro de 2013, quando passou de 97,8 para 99,0 pontos, após cinco quedas consecutivas, bem como o pequeno aumento do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) que nesse período cresceu 0,2 ponto porcentual, passando de 84,1% para 84,3%, maior nível desde julho, podem estar indicando um aumento da carga industrial", indicou o ONS, em seu boletim de carga mensal.

Entre as regiões do País, a carga de energia elétrica no subsistema Sudeste/Centro-Oeste subiu 5,4% entre novembro de 2013 e igual mês de 2012, para 38,8 mil MW médios. No mesmo período de comparação, a carga do Sul expandiu 2,9%, para 10,9 mil MW médios. No Nordeste, o crescimento foi de 4,1%, para 9,95 mil MW médios. No Norte, a carga aumentou 24,1%, para 5,08 mil MW médios, refletindo o ingresso de Manaus (AM) ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no começo de julho deste ano.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?