Publicidade

12 de Dezembro de 2013 - 14:49

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

Os cinco guindastes que estavam interditados no Itaquerão depois do acidente ocorrido no dia 27 de novembro, que provocou a morte de dois operários no canteiro de obras do estádio que abrigará o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, foram liberados para uso pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Outros três guindastes utilizados na arena corintiana, entretanto, seguem sob interdição e só poderão ser liberados após nova inspeção. Para isso, a construtora Odebrecht deverá realizar reparos nos mesmos após exigências feitas por auditores fiscais durante vistoria no local.

A liberação dos cinco guindastes que foram recolocados novamente em uso aconteceu nesta quarta-feira, sendo que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP) informou que os três equipamentos que seguem interditados deverão ser vistoriados nesta sexta-feira por auditores.

A interdição dos guindastes ocorreu depois que o maior deles tombou quando fazia o içamento da última peça da cobertura do setor leste do Itaquerão, provocando a morte de dois trabalhadores no local. Mesmo com os equipamentos interditados, as obras foram reiniciadas no último dia 2 de dezembro.

Um novo cronograma para as obras no Itaquerão foi traçado após o grave acidente e a consequente interdição da área onde uma estrutura metálica do estádio foi danificada pela queda do guindaste. A meta da Odebrecht é conseguir colocar uma nova peça, no lugar desta que foi destruída, até o próximo dia 15 de fevereiro, fechando assim a cobertura do prédio leste do local. Essa área do estádio, por sinal, segue interditada pela Defesa Civil.

O novo plano de obras traçado pela construtora, em conjunto com o Corinthians, prevê que o estádio poderá ficar totalmente pronto até 15 de abril, nova data estipulada pela Fifa. O jogo de abertura da Copa de 2014 ocorrerá menos de dois meses depois, no dia 12 de junho, quando o Itaquerão receberá o duelo entre Brasil e Croácia.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Rio vai conseguir controlar a violência até a Copa do Mundo?