Publicidade

21 de Dezembro de 2013 - 14:11

Por Fausto Macedo e Fernando Gallo - Agencia Estado

Compartilhar
 

O consultor José Amaro Pinto Ramos carrega na pequena pasta de mão uma certidão da Justiça da Suíça que o exclui de envolvimento com o cartel de trens. "Nada consta", informa o documento, emitido a 19 de setembro pela Corte de Berna. "Nunca fui indiciado", afirma Ramos, de 77 anos, próximo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de Sérgio Motta, ex-ministro das Comunicações de FHC que morreu em 1998.

Para a Polícia Federal, Ramos é um lobista. Ele é citado nas investigações do Brasil, mas não está indiciado. Os investigadores chegaram a pedir o bloqueio de valores da Epcint Assessoria Técnica, dirigida pelo consultor, mas a medida foi rejeitada pela Justiça.

Ao Estado de S. Paulo, nesta sexta-feira, ele falou sobre suas atividades e as relações com o também consultor Arthur Teixeira, suspeito de intermediar propinas do cartel e de ser o lobista do esquema. Teixeira foi enquadrado criminalmente por lavagem de dinheiro, corrupção, crime financeiro e formação de cartel. Na Suíça, foi indiciado porque teria repassado propina da multinacional francesa Alstom para a conta de um ex-diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Ramos admite ter feito negócios "até 1998" com Teixeira, mas ressalta que eles foram legais. Os negócios envolviam o setor de trens paulista.

Em que circunstâncias o sr. foi investigado na Suíça?

O sr. fez acordo, depositou valores para o caso ser arquivado?

Como o sr. o conheceu?

O Ministério Público da Suíça enviou ao Brasil um documento no qual diz que Arthur Teixeira era seu sócio na Epcint. O sr. nunca foi sócio dele?

Como se conheceram?

Em qual período?

Como surgiu o rótulo de ?amigos dos tucanos??

Ele não foi sócio?

A Epcint?

Fez negócios com Teixeira?

Sobre a Mafersa o que houve?

O sr. fez intermediação com projetos do governo federal?

Conhece Everton Rheinheimer, delator do caso Siemens?

O sr. teve como sócios a HHC, do Panamá, e a Rio Tranquilo, do Uruguai. O que elas fazem?

Um delator diz que o sr. era o lobista do mercado de trens antes de Teixeira.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você pretende substituir o ovo de Páscoa por outros produtos em função do preço?