Publicidade

07 de Dezembro de 2013 - 09:07

Por Vítor Marques - Agencia Estado

Compartilhar
 

Simbolicamente, as despedidas de Tite e de Alessandro aconteceram na semana passada em um Pacaembu lotado. Portanto, a partida contra o Náutico, neste sábado, às 19h30 (de Brasília), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (região metropolitana do Recife), pela 38.ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, é tratada como um amistoso para o Corinthians, um clube em plena reformulação e com a cabeça em 2014.

Dez jogadores, a maioria deles titulares, já estão de férias - casos de Emerson, Guerrero, Renato Augusto e Paulo André. O time que entra em campo é um mistão, recheado de suplentes e "liderado" por Alexandre Pato, reserva a maior parte do ano. Neste sábado ele paga uma espécie de "penitência" pela sua temporada aquém do esperado, embora possa terminar o ano como artilheiro do time. Em 2013, fez 17 gols, só um a menos que o peruano Guerrero.

Mas a partida ficou tão em segundo plano que a comissão técnica relacionou para este jogo o chinês Zizao, único atacante que deve ficar no banco de reservas, e um zagueiro que foi contratado há meses e que sequer foi apresentado. Wanderson veio do Rio Claro-SP após a disputa do Estadual.

Zizao, aliás, se entrar em campo, também fará o seu último jogo pelo Corinthians porque seu contrato não foi renovado, pondo um ponto final no tal marketing que envolvia a contratação de um jogador chinês. No geral, foi mais um mico do que algo produtivo para o clube. Danilo Fernandes, goleiro que será titular neste sábado, também disse que prefere sair se não for ser aproveitado pelo novo técnico - ele é o terceiro goleiro, reserva de Walter, poupado.

Se o Corinthians empatar mais um jogo, algo que não é nada difícil, o time vai igualar uma marca negativa, somando 18 empates. Assim se tornaria a equipe que mais empatou em uma edição de pontos corridos com o formato atual, de 20 clubes e 38 rodadas.

Lutar contra isso e dar uma vitória (a última) de Tite no comando são talvez os únicos objetivos do Corinthians na partida. O time também promete "um gol" a Alessandro. Tite, por exemplo, disse que será o lateral o batedor de pênalti. "Se houver um pênalti, quem cobra é o Alessandro".

A diretoria, por sua vez, só aguarda o fim do jogo deste sábado para pela primeira vez admitir que Mano Menezes já está acertado para dirigir a equipe em 2014. Ele vai assinar contrato e ser apresentado no CT Joaquim Grava na próxima terça-feira, pelo menos essa é a expectativa dos dirigentes. Após enfrentar o Náutico, o restante do elenco sai de férias e só volta aos treinos dia 6 de janeiro. A pré-temporada será realizada no CT Joaquim Grava.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você tem percebido impacto positivo das operações policiais nas ruas da cidade?