Publicidade

02 de Dezembro de 2013 - 15:30

Por Ricardo Leopoldo - Agencia Estado

Compartilhar
 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira, 2, que, apesar da forte crise internacional, o mercado de trabalho no Brasil não foi afetado pela pior recessão mundial, ocorrida desde a grande depressão dos anos 1930. Em sua avaliação, a redução significativa no número de pessoas pobres, que migraram para a classe média com a expansão do PIB, ampliação dos investimentos, e geração de postos de trabalho que levam o País a marcas muito baixas de desemprego, foram a principal contribuição do governo nos últimos dez anos para a sociedade brasileira.

O ministro destacou que o Poder Executivo adotou algumas medidas para reduzir os custos trabalhistas, como as desonerações tributárias, que hoje já atingem 56 setores produtivos. "O grande desafio é manter este padrão. Não há nada pior para o cidadão do que o desemprego", ponderou Mantega.

O ministro destacou que essa melhora da economia, registrada na última década, está diretamente relacionada com os fundamentos sólidos da gestão macroeconômica, baseada em três elementos: inflação sob controle, dentro do sistema de metas; câmbio flutuante; e solidez da gestão das contas públicas. "Nos últimos 20 anos, foram construídos alicerces sólidos. Temos avanço institucional, solidificação de fundamentos fiscais, com redução da dívida pública", destacou.

O ministro também ressaltou que o Brasil tem "novo modelo de energia, de portos, aeroportos e ferrovias", o que está relacionado com o programa federal de concessões. "Além disso, a reforma previdenciária e mudança na caderneta de poupança já ocorreram", destacou.

"Tudo isso nos prepara para crescimento continuado nos próximos anos", ponderou o ministro. Ele destacou que o País tem plenas condições de registrar uma expansão média do PIB de 4% nos próximos dez anos, com inflação média também de 4% ao ano no período. O ministro fez os comentários durante palestra proferida num evento com empresários em São Paulo, realizado pela Corpora Estratégia e Comunicação.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você tem percebido impacto positivo das operações policiais nas ruas da cidade?