Publicidade

11 de Março de 2014 - 23:22

Por Luis Lima - Agencia Estado

Compartilhar
 

A menos de uma semana do Dia Internacional da Mulher, a presidente Dilma Rousseff antecipou homenagens às mulheres em sua coluna semanal "Conversa com a Presidenta", e ressaltou o crescimento da presença feminina no mercado de trabalho brasileiro. Segundo ela, desde 2011, 2,3 milhões de mulheres conseguiram emprego com carteira assinada. "Isso significa que pouco mais da metade dos 4,5 milhões de postos de trabalho criados neste período foram ocupados por mulheres", disse.

A presidente destacou o papel central ocupado pelas mulheres na estruturação da família e salientou que, por esse motivo, elas têm prioridade na titularidade do cartão do programa social Bolsa Família. "Hoje, 93% desses cartões estão nas mãos delas", disse. "O mesmo acontece em relação ao Minha Casa Minha Vida. De 1,5 milhão de casas já entregues, 52% estão no nome de mulheres", complementou.

Dilma ainda falou sobre a importância do investimento em educação e mencionou que mais da metade das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e dos financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram concedidos a mulheres. Além disso, segundo ela, seis em cada dez alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) são mulheres.

Outros temas abordados pela presidente foram o combate à violência contra a mulher, o apoio dado a moradoras do campo, além do maior número de mulheres na política." Nas eleições de 2010, foram eleitas 58 mulheres para a Câmara dos Deputados. Hoje, no Governo Federal, temos sete ministras, o maior número já conseguido. E no Judiciário, são 18 ministras nos tribunais superiores, 20% do total", afirmou.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?