Publicidade

11 de Dezembro de 2013 - 09:13

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

A economia da Alemanha deve ter acelerado de uma maneira apenas modesta no quarto trimestre devido a um fraco setor manufatureiro e de exportações, afirmou o ministério de Economia do país nesta quarta-feira, acrescentando que demanda pode ter um papel maior no futuro.

"Devido a uma diminuição da produção industrial em outubro, apenas um crescimento moderado deve ser esperado, no máximo, para o último trimestre", disse o ministério da Economia em seu relatório mensal de dezembro. "De modo geral, as condições para uma ascensão forte orientada pela demanda doméstica melhorou ainda mais. Mas ainda há riscos consideráveis, principalmente em relação às exportações."

O crescimento econômico da Alemanha já perdeu força de maneira considerável durante o terceiro trimestre, com crescimento real do Produto Interno Bruto de 0,3% na comparação trimestral, de 0,7% no segundo trimestre.

O problema é que a economia global e a produção industrial global continuam menos dinâmicas do que eram no passado, segundo o ministério. "Muitas regiões ainda têm problemas estruturais e processos de ajuste necessários continuam a desacelerar forças econômicas".

Ainda que a economia dos EUA acelere e que a da zona do euro esteja lentamente saindo da recessão, o crescimento nos países emergentes permanece contido, disse.

A situação está melhor na Alemanha, onde a situação ainda favorável do mercado de trabalho e de baixa inflação significa que o consumo privado deverá permanecer um "incentivo importante" para a maior economia da Europa, segundo o ministério.

A economia da Alemanha tradicionalmente depende fortemente das exportações e tem sido criticada pelos EUA e pela Comissão Europeia por não ter feito o suficiente para impulsionar a demanda doméstica. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com o TJ, que definiu que táxi não pode ser repassado como herança?