Publicidade

10 de Dezembro de 2013 - 22:12

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

O orçamento da Espanha está no caminho certo para registrar um superávit já em 2015, um ano antes do previsto, impulsionando a economia e dissipando os temores de que a carga da dívida do país se tornará insustentável, disse o ministro do Orçamento, Cristóbal Montoro.

De acordo com Montoro, a saída da economia espanhola da recessão nos últimos meses tornou possível que o governo registrasse um superávit primário do Orçamento no ano que vem, que não inclui o pagamento da dívida. O ministro indicou a possibilidade de registrar um superávit primário no ano que vem apenas dois meses depois que a Espanha informou a Comissão Europeia que o país poderia registrar um superávit primário só em 2016.

"O importante é que a Espanha está cortando o seu déficit orçamentário", afirmou Montoro ao The Wall Street Journal. "A Espanha tem que reduzir o déficit não apenas porque as regras da União Europeia estabelecem isso, mas também porque o principal problema da Espanha é a sua dívida externa", completou.

O ministro disse que a redução do déficit estabeleceria a melhora das perspectivas de crescimento de uma economia que saiu de uma recessão de novo trimestres entre julho e setembro, quando cresceu 0,1%.

Além disso, Montoro afirmou que a redução dos impostos de renda prometida pelo governo não prejudicaria a capacidade da Espanha de reduzir o seu déficit orçamentário. "A reforma tributária que o governo espera iniciar no próximo ano vai levantar a receita para cerca de 38% do produto interno bruto (PIB) até 2015", disse. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Rio vai conseguir controlar a violência até a Copa do Mundo?