Publicidade

13 de Janeiro de 2014 - 16:10

Por - Agencia Estado

Compartilhar
 

Especialistas nucleares da Organização das Nações Unidas (ONU) visitarão o Irã no sábado para preparar um acordo que deve conter o programa atômico iraniano, dois dias antes de ele entrar em vigor, revelou uma autoridade em Teerã.

Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) "visitarão Teerã no dia 18 de janeiro para preparações da implementação do acordo de Genebra", disse nesta segunda-feira o porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, Behrouz Kamalvand, segundo a agência de notícias Irna.

Teerã concordou em novembro em reverter parte de suas atividades nucleares e interromper novos avanços em troca da liberação de bilhões de dólares em ativos congelados e alívios limitados de sanções que engasgam sua economia.

O acordo interino entre o Irã e o chamado P5+1 - grupo formado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança (Reino Unido, França, China, Rússia e Estados Unidos) mais a Alemanha - passará a valer em 20 de janeiro.

"A maior parte do plano de ação conjunta entre Irã e o P5+1 diz respeito a acordos entre nós e a AIEA", disse Kamalvand. "Estamos negociando com os lados aspectos relacionados a inspeções e vigilância" do programa nuclear que a AIEA deve levar adiante", disse ele. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que campanha corpo-a-corpo ainda dá voto?