Publicidade

19 de Dezembro de 2013 - 18:22

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

Vinte e seis senadores norte-americanos desafiaram o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao impulsionarem um projeto de lei com novas sanções ao Irã.

Patrocinado por 13 senadores democratas e 13 republicanos, o projeto de lei prevê sanções ao Irã caso o país desrespeite o histórico acordo fechado no mês passado em torno de seu programa nuclear.

Entre as sanções propostas figuram um boicote geral às exportações iranianas de petróleo dentro de um ano e medidas contra diversas outras indústrias da república islâmica.

O texto também determina que os EUA devem fornecer assistência militar, diplomática e econômica a Israel caso o país decida atacar unilateralmente o programa nuclear iraniano.

Pelo acordo fechado no mês passado em Genebra, porém, o governo norte-americano comprometeu-se a não impor nenhuma nova sanção pelos próximos seis meses.

Obama tem pressionado o Congresso a não apresentar nenhuma nova proposta de sanção enquanto as negociações estiveram avançando e ameaça vetar qualquer iniciativa nesse sentido.

O projeto apresentado hoje não deve ir a votação antes de janeiro. Fonte: Associated Press.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?