Publicidade

27 de Dezembro de 2013 - 16:46

Por Renan Carreira - Agencia Estado

Compartilhar
 

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) na capital paulista subiu 0,4%, ao passar de 118,7 pontos em novembro para 119,1 pontos em dezembro. A escala do indicador apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) varia de 0 a 200 pontos, em que 0 representa pessimismo total e 200 pontos, otimismo total.

Para a FecomercioSP, o resultado aponta pequena recuperação da confiança em relação ao momento atual e à propensão para novos investimentos. No entanto, segundo a entidade, mostra uma evolução negativa quanto às expectativas futuras do empresário.

"Os varejistas se mostram mais otimista principalmente pelas vendas de fim de ano, porém demonstram preocupação quanto à manutenção do ritmo das vendas devido ao cenário de incertezas da economia brasileira, principalmente para 2014", disse a instituição em nota enviada à imprensa.

O avanço do ICEC ocorreu pela evolução do subíndice das condições econômicas atuais, quesito que vem registrando o menor nível de confiança. Em dezembro, esse subíndice teve alta de 3,1%, chegando a 90,3 pontos, contra 87,5 em novembro. De acordo com a FecomercioSP, o que explica essa elevação são as vendas de Natal, que aumentam a percepção positiva dos varejistas.

No entanto, o subíndice que analisa a expectativa dos comerciantes registrou queda de 1%, ao passar de 155,4 pontos em novembro para 153,8 pontos em dezembro. "Apesar de a percepção atual estar sendo influenciada pelas vendas sazonais, isso não tem levado a um aumento das expectativas com relação ao futuro", observa a instituição.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com o TJ, que definiu que táxi não pode ser repassado como herança?