Publicidade

11 de Dezembro de 2013 - 18:02

Por Gabriela Lara - Agencia Estado

Compartilhar
 

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), mostrou que o endividamento das famílias ficou em 53,8% no mês de dezembro, ante 52,1% em novembro. O índice de famílias com dívidas em atraso aumentou para 16,8%, após ficar em 14,8% no mês anterior.

Segundo a FecomercioSP, o crescimento do número de famílias endividadas foi de 8% em 2013, contra 2,8% em 2012. Segundo o diretor executivo da Federação, Antonio Carlos Borges, a trajetória de alta do endividamento é um dos fatores que embasam uma perspectiva cautelosa para a atividade varejista no ano que vem. "Um aumento do nível de desemprego ou uma queda da renda real pode se transformar em dificuldade de pagamento. Qualquer insuficiência das variáveis econômicas que levam as pessoas a se endividar é perigosa. Isso preocupa para 2014", disse.

A boa notícia, segundo Borges, é que o valor médio das dívidas vem caindo. "Apesar de continuar assumindo dívidas, o consumidor brasileiro está um pouco mais consciente", explicou.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a multa para o consumidor que desperdiçar água, conforme anunciou o Governo de São Paulo?