Publicidade

03 de Janeiro de 2014 - 12:19

Por Beatriz Bulla - Agencia Estado

Compartilhar
 

A despeito de o mês de dezembro ter sido positivo para a indústria automobilística, o setor não conseguiu recuperar a queda nas vendas registrada ao longo de 2013 e, com isso, fechou o ano passado com resultado negativo na comercialização de automóveis e comerciais leves depois de nove anos de incremento nas vendas. A última vez que o segmento de automóveis e comerciais leves registrou queda nas vendas foi em 2003 ante 2002, com resultado negativo de 1,40%. Desde então, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o segmento só registrava resultados positivos.

Em 2013, a queda nas vendas de automóveis e comerciais leves chegou a 1,61%. No subtotal das vendas, que engloba ainda caminhões e ônibus, a queda é de 0,91%. No total de vendas de veículos, que conta ainda com motos, implementos rodoviários e outros, também foi registrada queda, de 2,29%.

Em outubro, em relação à expectativa de recomposição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para janeiro, a Fenabrave esperava um aquecimento nas vendas de automóveis e comerciais leves nos últimos meses do ano, capaz de equilibrar o resultado de 2013 para algo em torno de 1% positivo.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a retirada das pinturas de Lucio Rodrigues dos pontos de ônibus?