Publicidade

04 de Dezembro de 2013 - 13:43

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta quarta-feira o calendário 2014 da Fórmula 1 sem as etapas de New Jersey, do México e da Coreia do Sul. E antecipou para o dia 9 de novembro o GP do Brasil, que passará a ser a penúltima etapa do Mundial. Com as exclusões, o campeonato continuará contando com 19 corridas.

Os GPs de New Jersey e México constavam no calendário provisório, divulgado pela direção da F1, em setembro. Mas já se sabia que estas etapas teriam poucas chances de serem incorporadas pelo campeonato. Nas últimas semanas, o chefão da F1, Bernie Ecclestone, reiterou que as duas corridas não entrariam no calendário de 2014.

O GP de New Jersey, que seria o segundo a ser disputado nos Estados Unidos (há também a prova realizada em Austin), não teria cumprido com obrigações contratuais. Mas deve ingressar na competição em 2015. Já o GP do México estaria com dificuldades para reconstruir seu circuito a tempo de receber a F1.

A Coreia do Sul, por sua vez, teria perdido seu lugar no calendário por causa de problemas financeiros. O país asiático sediou uma corrida de F1 nas últimas quatro temporadas. Outra prova a deixar o campeonato foi o GP da Índia, que já estava fora da lista provisória. O calendário será mantido com 19 etapas porque a partir de 2014 a categoria contará com uma prova na Rússia, no dia 12 de outubro, e outra na Áustria, em 22 de junho.

Por causa destas mudanças no calendário, a FIA alterou também a ordem de algumas corridas. Em 2014, o Brasil deixará de fechar o campeonato, como vinha acontecendo nos últimos anos. A etapa final será disputada em Abu Dabi, no dia 23 de novembro.

O Autódromo de Interlagos receberá a corrida duas semanas antes, no dia 9 - pelo calendário provisório, a corrida em São Paulo seria no dia 30, fechando o ano. As alterações foram definidas na reunião do Conselho Mundial da FIA, realizada nesta quarta-feira, em Paris.

GP da Austrália, em 16 de março

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você tem percebido impacto positivo das operações policiais nas ruas da cidade?