Publicidade

10 de Janeiro de 2014 - 14:49

Por Flavio Leonel - Agencia Estado

Compartilhar
 

Levantamento distribuído pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) à Agência Estado mostrou que a relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina alcançou o nível de 68,23% na primeira semana de janeiro na capital paulista. A despeito de mostrar um ligeiro aumento ante a marca de 68,00% da última semana de dezembro de 2013, o número apurado representou o menor nível para uma primeira semana do ano desde 2009, quando a relação ficou em 55,65% na semana inicial de janeiro.

Conforme os especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

Na primeira semana de janeiro de 2013, o nível estava em 69,65%. Nos mesmos períodos de 2012, 2011 e 2010, a relação entre etanol e gasolina ficou em 71,58%, 70,06% e 71,06%, respectivamente.

Para o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, Rafael Costa Lima, o recente reajuste nos preços da gasolina explica a maior vantagem atual no uso do etanol, apesar de esta época do ano ter como característica a entressafra da cana-de-açúcar.

Na análise específica sobre o comportamento isolado dos preços dos combustíveis no IPC, o valor médio da gasolina apresentou alta de 2,41% na primeira quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados em 7 de janeiro) ante avanço de 4,10% no encerramento de dezembro.

Quanto ao etanol, a alta do combustível mudou pouco entre o fim do mês passado e o começo do atual. No levantamento da Fipe por meio do IPC, o valor médio do derivado da cana subiu 5,34% contra avanço anterior de 5,75%.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da liberação da maconha para uso medicinal?