Publicidade

18 de Dezembro de 2013 - 16:25

Por Lucas Hirata - Agencia Estado

Compartilhar
 

A agência de classificação de riscos Fitch manteve o rating da África do Sul em BBB, com perspectiva estável, e o teto do rating em A-. De acordo com a agência, o câmbio flutuante do país e a estrutura de meta de inflação agem como fatores de absorção de choques para a economia. Além disso, a Fitch destacou que a África do Sul tem um forte sistema bancário, com uma proporção de adequação de capital de 14,9%.

"O crescimento econômico tem sido fraco, afetando negativamente o padrão de vida e as finanças públicas, e alimentando as tensões sociais e políticas", afirmou a agência. O crescimento real do Produto Interno Bruto atingiu a média de 1,9% (0,8% em termos per capita) nos cinco anos até 2013.

"A Fitch prevê que o crescimento se recupere modestamente, de 1,8% em 2013, para 2,8% em 2014 e para 3,5% em 2015, o que está em torno de estimativas de tendência de crescimento, ajudado por um avanço do crescimento global e uma flexibilização nas restrições de oferta".

A agência também prevê que o déficit em conta corrente deverá aumentar, de 5,2% em 2012, para 6% do PIB em 2013, e ficará acima de 5% em 2014 e 2015. (Com informações da Dow Jones)

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Rio vai conseguir controlar a violência até a Copa do Mundo?