Publicidade

17 de Dezembro de 2013 - 11:58

Por Fernando Ladeira, com informações da Dow Jones Newswires e da Market News International - Agencia Estado

Compartilhar
 

A economia da Grécia está posicionada para retomar o crescimento no próximo ano, após seis anos de recessão, afirmou o banco central do país.

Em relatório, a autoridade monetária disse que a recuperação será sustentada por uma gradual estabilização dos gastos dos consumidores, pelo crescimento das exportações e por uma leve melhora do investimento empresarial. Uma melhor utilização dos fundos da União Europeia e o programa de privatização também ajudarão.

"Os dados macroeconômicos apoiam a projeção de recuperação em 2014", disse o Banco Central da Grécia, em seu relatório trimestral de polícia monetária. A autoridade monetária estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) irá crescer 0,5% no próximo ano, levemente abaixo da projeção de 0,6% da Comissão Europeia.

Em 2013, a Grécia apresentará uma contração de 4,0% no PIB, mas os ajustes fiscais levarão a um superávit primário em 2013, disse o Banco da Grécia.

O relatório também alerta para riscos às projeções. Em particular, o volátil ambiente político da Grécia continua a ser marcado por "polarização e conflito" mais de um ano depois de duas eleições nacionais em 2012.

"Portanto, incertezas para 2014 são criadas durante um ano eleitoral para o Parlamento Europeu e para municípios locais. Conflitos políticos podem aumentar, o que tornaria a política nacional ainda mais difícil. Em tal evento, as projeções positivas para 2014 serão enfraquecidas", alertou o relatório.

O banco central também afirmou que é de "importância primária" que o governo da Grécia continue com a agenda de reformas no país e disse que, para retomar a confiança e acelerar a recuperação, as negociações com os credores da Grécia devem ser concluídas.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com o TJ, que definiu que táxi não pode ser repassado como herança?