Publicidade

10 de Janeiro de 2014 - 16:22

Por Flavio Leonel - Agencia Estado

Compartilhar
 

O Índice Geral de Serviços (IGS) registrou taxa de inflação de 0,76% na cidade de São Paulo na primeira quadrissemana de janeiro, conforme divulgação realizada nesta sexta-feira, 10, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado foi superior ao verificado no encerramento de dezembro, quando houve avanço de 0,56%.

A taxa do IGS ficou bem próxima da registrada pelo tradicional Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da mesma Fipe. Entre a medição final de dezembro e a primeira leitura de 2014, a inflação captada pelo indicador geral do instituto passou de 0,65% para 0,74%.

Um fator importante de pressão para o IGS na primeira quadrissemana de janeiro foi o item passagem aérea: cuja alta foi de 6,76% ante variação positiva de 5,01% no fim de dezembro.

Destaque também para itens representantes do grupo Educação, que, em virtude dos reajustes nas mensalidades escolares, tendem a pressionar cada vez mais os indicadores de inflação no primeiro mês de 2014. Na primeira leitura de janeiro, o item Ensino Superior avançou 1,53% ante variação zero observada em dezembro.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você já presenciou manifestações de intolerância religiosa?