Publicidade

30 de Dezembro de 2013 - 18:22

Por Vinicius Neder - Agencia Estado

Compartilhar
 

A usina hidrelétrica binacional de Itaipu renovou seu recorde anual de produção de energia nesta segunda-feira, 30. Segundo anunciou a usina, às 15h41 do horário de Brasília, a energia gerada em 2013 passou de 98.287.128 de megawatts-hora (MW/h), superando a marca de 2012, que já havia sido recorde.

Itaipu, no Rio Paraná, fronteira do Brasil com o Paraguai, tem potência instalada de 14.000 MW. Em termos de capacidade, a hidrelétrica de Três Gargantas, na China, é maior, mas, segundo nota enviada pela usina de Itaipu, a produção da chinesa neste ano ficou 10% abaixo da brasileiro-paraguaia.

O total gerado por Itaipu neste ano respondeu por cerca de 17% do consumo brasileiro e por 75% do paraguaio. Sozinha, a usina seria capaz de suprir o consumo total do Brasil por 79 dias - e, por dois dias, o consumo do mundo inteiro.

A empresa binacional que administra a hidrelétrica ainda destacou o crescimento da produção nos anos recentes. O recorde anual anterior a 2012 havia sido 2008, com quase 4 milhões de MW/h a menos.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com o TJ, que definiu que táxi não pode ser repassado como herança?