Publicidade

13 de Dezembro de 2013 - 08:19

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou o sorteio dos grupos da Copa Libertadores e definiu os adversários dos seis times brasileiros que disputarão a competição continental em 2014. O evento, encerrado apenas no final da noite desta quinta-feira, em Luque, no Paraguai, também determinou os confrontos da fase preliminar do torneio, sendo que Grêmio e as equipes cariocas tiveram maiores motivos para lamentar entre os clubes do País.

Tanto Flamengo quanto Botafogo terão que encarar a temida altitude. Campeão da Copa do Brasil, o time rubro-negro está no Grupo 7 e viajará até La Paz, que fica a 3.600 metros acima do nível do mar, para enfrentar o Bolívar. Além disso, a equipe fará outras duas viagens desgastantes para pegar o Emelec, do Equador, e o León, do México.

Já o Botafogo, que ainda precisará lutar por um lugar na fase de grupos, terá pela frente duas partidas contra o Deportivo Quito, sendo uma delas na altitude de 2.800 metros acima do nível do mar, no Equador. Se passar pelo rival, os botafoguenses irão integrar o Grupo 2, que também contará União Española, do Chile, o Independiente Jose Terán, do Equador, e um representante da Argentina (San Lorenzo ou Lanús) a ser definido.

O Grêmio, se com o vice-campeonato brasileiro assegurou classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, não teve como comemorar o sorteio desta quinta. O clube caiu no Grupo 6, considerado o mais complicado dos oito desta próxima edição da competição, pois terá pela frente o Newell's Old Boys, da Argentina, e o Atlético Nacional, da Colômbia, dois duríssimos rivais, principalmente quando atuam em casa, além do ganhador do confronto entre Nacional, do Uruguai, e Oriente Petrolero, da Bolívia.

MINEIROS DÃO SORTE - Atlético-MG, atual campeão da Libertadores, e Cruzeiro, que triunfou com o título do último Brasileirão, não podem reclamar do sorteio da Libertadores de 2014. Os atleticanos estão no Grupo 4 e iniciarão a busca pelo bicampeonato como grandes favoritos na chave que também terá o Nacional do Paraguai, o Zamora, da Venezuela, e o vencedor do duelo entre Independente Santa Fé, da Colômbia, e Morelia, do México. Os cruzeirenses, por sua vez, escaparam de grandes pedreiras e medirão forças com Defensor Sporting (URU), um rival peruano (Real Garcilaso ou Universitario) a ser definido e o vencedor da partida entre Guarani, do Paraguai, e um adversário chileno ainda não conhecido.

Outro representante brasileiro da próxima edição da Libertadores, o Atlético-PR jogará a fase preliminar da Libertadores diante do Sporting Cristal, do Peru. Se levar a melhor diante do adversário, a equipe do Paraná entrará no Grupo 1, ao lado de Vélez Sarsfield, um representante da Bolívia (The Strongest ou San José) e outro do Peru (Garcilaso ou Universitário) a serem definidos.

HOMENAGEM - No demorado evento desta quinta, como de costume em sorteios da Libertadores promovidos pela Conmebol, o presidente da CBF, José Maria Marin, foi um dos homenageados da noite. Ele recebeu de Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, e do secretário-geral da entidade sul-americana, José Luís Meiszner, uma medalha de Honra ao Mérito pelo seu trabalho realizado no futebol. Já no final do evento, Cafu, capitão do pentacampeonato mundial pelo Brasil em 2002, fez um convite oficial a todos os participantes do torneio e ainda viu o sorteio ser encerrado com um tradicional samba, projetando o clima de um ano que será marcado pela disputa da Copa do Mundo no Brasil.

Atlético-PR (BRA) x Sporting Cristal (PER)

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

Grupo 5

Grupo 6

Grupo 7

Grupo 8

(*) Representante do país a ser definido

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com o TJ, que definiu que táxi não pode ser repassado como herança?