Publicidade

03 de Janeiro de 2014 - 13:22

Por Ricardo Della Coletta, Laís Alegretti e Renata Veríssimo - Agencia Estado

Compartilhar
 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou, nesta sexta-feira, 3, que a arrecadação no mês de dezembro de 2013 foi recorde, de quase R$ 116 bilhões. Mantega disse que a arrecadação do mês teve pouca influência do Refis, menor do que em novembro. "Independentemente do Refis, a arrecadação está crescendo. O Refis ajudou no sentido que liberou para as empresas com dívida tributária voltarem a pagar, e isso ocorrerá nos próximos meses", disse. "Nos meses de janeiro, fevereiro e março deveremos ter uma continuação da trajetória de elevação da arrecadação".

O ministro disse ainda que a arrecadação do governo está melhorando com a melhoria da atividade econômica. "Nós estamos fechando o ano com uma situação fiscal satisfatória, mantendo a trajetória de solidez fiscal dos últimos anos", disse.

Segundo o ministro, houve aumento de 6,5% nos investimentos. "Se considerarmos as exportações fictícias de plataformas da Petrobras, um conceito que foi adotado no governo passado, nós teremos um investimento sobre o PIB (Produto Interno Bruto) acima de 19%, voltando a um patamar de investimento sobre o PIB favorável", disse. Ele falou que, no ano passado, foram feitas concessões nas áreas de petróleo e gás e elétrica. "Este ano vamos iniciar concessões em ferrovias e portos, e mais (concessões) de elétrica e talvez mais de petróleo", disse.

O ministro pontuou ainda que a situação fiscal do País é favorável. "Vamos continuar fazendo esforço fiscal para manter as despesas sob controle", acrescentou. "Vamos viabilizar investimentos, de modo que teremos bom resultado em 2014", afirmou. Mantega afirmou que 2013 encerrou com o menor nível de desemprego da série histórica.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que a realização de blitze seria a solução para fazer cumprir a lei que proíbe jogar lixo nas ruas?