Publicidade

03 de Dezembro de 2013 - 16:58

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 3, a lista de 42 cidades pré-selecionadas para receber cursos de medicina, iniciativa que também faz parte do Programa Mais Médicos. Na portaria do MEC no

Mais de 200 localidades se inscreveram para receber graduações de medicina em instituições de ensino superior privado nos territórios. Para serem selecionadas na primeira etapa, as cidades deveriam ter mais de 70 mil habitantes, não serem capitais e não contarem com graduação de medicina. O prazo para que os municípios não selecionados entrem com recurso vai até segunda-feira, 9.

Na segunda fase, as localidades deverão cumprir requisitos de infraestrutura, como presença de hospital de ensino, número de leitos e programas de residência. Há ainda uma terceira etapa, em que o MEC analisará o plano de melhorias dos equipamentos públicos e programas de saúde da cidade. O resultado final da seleção será divulgado pela pasta no dia 20.

A seleção de municípios para a adoção de novos cursos de medicina faz parte do Mais Médicos, iniciado em julho, que tem o objetivo de levar mais profissionais de saúde às periferias das grandes cidades e ao interior do País. O governo federal prevê a criação de mais 11.447 vagas de graduação em medicina, além de 12 mil em residência médica.

As cidades pré-selecionadas são:

Nordeste

Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro

Norte

Pará: Ananindeua e Tucuruí

Sul

Paraná: Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama

Sudeste

Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim

Centro-Oeste

Goiás: Aparecida de Goiânia

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você participa das celebrações da Semana Santa?