Publicidade

11 de Março de 2014 - 00:07

Por Anne Warth - Agencia Estado

Compartilhar
 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou nesta terça-feira, 4, a ocorrência de uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), às 14h03. De acordo com nota divulgada pelo ONS, essa perturbação interrompeu o fluxo em 5 mil megawatts (MW) da Região Norte para as Regiões Sudeste e Sul. A falha aconteceu numa linha de transmissão de 500 kV entre Colinas (TO) e Serra da Mesa (GO), interrompendo o fluxo para essas regiões.

"Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema", diz a nota do operador. Segundo o ONS, a interligação foi religada às 14h41 e o processo de recomposição das cargas foi iniciado. A AES Eletropaulo anunciou que a falha no fornecimento de energia afetou Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu e Diadema, além de bairros de São Paulo, como Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde. A Eletropaulo afirma ter recebido autorização para religar para os clientes às 14h58.

A Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc) afirmou que a falha também afetou os clientes da empresa. "Quando isso acontece, todas as concessionárias seguem um procedimento técnico predefinido de alívio de carga, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o que envolve desligamento de alimentadores. Esse procedimento é chamado de Esquema Regional de Alívio de Carga - Erac", diz o comunicado da Celesc.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?