Publicidade

12 de Março de 2013 - 10:39

Por - Agencia Estado

Compartilhar

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reiterou nesta terça-feira sua previsão de que a demanda global por petróleo crescerá em 800 mil barris por dia (bpd) este ano.

Em relatório mensal sobre o mercado de petróleo, a Opep reduziu sua projeção de demanda para o petróleo produzido pelo grupo em 100 mil bpd, para 29,7 milhões bpd. No ano passado, a demanda pelo petróleo da Opep atingiu 30,1 milhões de bpd.

Por outro lado, a Opep elevou sua previsão de produção das nações que não pertencem à entidade em 100 mil bpd, para 1 milhão de bpd, principalmente por causa da maior produção nos EUA, que poderá atingir seu maior nível desde 1985.

Analistas têm questionado se a Opep conseguirá manter seu domínio histórico no mercado de petróleo em meio ao forte aumento da produção nos EUA, que adotou uma nova tecnologia para a extração de óleo de xisto. Em outubro, um estudo publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE) previu que a produção norte-americana poderá superar a da Arábia Saudita, o maior integrante da Opep, até 2020. As informações são da Dow Jones.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Edição impressa

Encontre um tema na

Pesquisa

Enquete

Você acha que o retorno das delegacias especializadas vai agilizar as investigações em JF?