Publicidade

05 de Dezembro de 2013 - 19:46

Por Gustavo Porto - Agencia Estado

Compartilhar
 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou no início da noite desta quinta-feira, 5, que a maioria dos analistas, quase uma unanimidade, acha que há uma recuperação da economia internacional e que a turbulência causada pela expectativa de início da redução de estímulos por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) "já ocorreram parcialmente. "Uma parte da turbulência do Fed já foi e desvalorizou o câmbio de vários países", disse. "Onde vai ficar, eu não sei, mas eu posso dizer que hoje e ao longo de 2013 o câmbio esteve mais favorável", completou.

Mantega avaliou que a turbulência no câmbio nos últimos três dias ocorreu por causa da melhoria no mercado nos EUA, e admitiu que, quando houver uma redução dos estímulos por parte do Fed, pode haver uma turbulência pontual no mercado de câmbio. "O mercado antecipa e talvez na hora que houver a redução dos estímulos a turbulência já tenha sido absorvida. Ou talvez tenhamos uma momentânea turbulência como a observada nos últimos dias", disse.

O ministro completou com a avaliação de que se os EUA crescem "é bom para o mundo" porque cria mais mercado. "Uma pequena turbulência é superada e compensada pela melhoria do mercado e da atividade econômica."

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Rio vai conseguir controlar a violência até a Copa do Mundo?