Publicidade

20 de Dezembro de 2013 - 18:13

Por Sabrina Valle - Agencia Estado

Compartilhar
 

O Conselho de Administração da Petrobras se reuniu extraordinariamente nesta sexta-feira, 20. em São Paulo para discutir os seis acidentes ocorridos em cinco refinarias da empresa nas últimas três semanas. Também hoje, trabalhadores da petroleira e sindicalistas realizaram protestos em diferentes cidades do País por mais segurança operacional e contra o programa de otimização de custos (Procop) da Petrobrás.

O líder sindicalista e representante dos trabalhadores no conselho de administração da Petrobras, José Maria Rangel, lamentou que não tenha sido concluído a tempo da reunião de desta sexta-feira o relatório com as causas dos acidentes. No entanto, Rangel disse que há comprometimento dos membros do conselho em resolver a questão.

Os trabalhadores também reclamam estar havendo corte de investimento em segurança por conta do Procop. A Petrobras diz se tratar de um programa de otimização de custos, sem corte de investimento em segurança. "Uma coisa é melhorar a eficiência operacional, outra é reduzir investimentos em segurança", criticou Rangel.

O trabalho sobre os acidentes tem prazo para ser concluído em 15 de janeiro, com apresentação dos resultados ao comitê de segurança da Petrobras, que o encaminhará ao conselho de administração, segundo Rangel.

No Rio, a manifestação ocorreu na Cinelândia, Centro da Cidade, com muitos cartazes, banda de sopro, e bonecos da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente da Petrobras, Graça Foster. Às 10h, a mobilização contava com menos de 20 representantes de trabalhadores do sindicato dos petroleiros do Norte Fluminense e da Frente Internacionalista dos Sem-Teto (Fist).

Também havia mobilizações programadas em Duque de Caxias, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul, segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP).O mau tempo e chuvas fortes impediram manifestações no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo e Paraná.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você participa das celebrações da Semana Santa?