Publicidade

12 de Dezembro de 2013 - 15:19

Por Fernando Nakagawa, correspondente - Agencia Estado

Compartilhar
 

Levantamento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que o Brasil ficou na lanterna da economia global no terceiro trimestre de 2013. Ao comparar o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) dos 20 maiores países do planeta, a entidade mostra que a maioria dos grandes mercados - especialmente os emergentes - acelerou a economia. O Brasil, porém, amargou contração da atividade de 0,5% e teve o pior desempenho entre todas as 20 maiores economias do mundo.

Enquanto a China, Índia, México e Estados Unidos dão sinais cada vez mais robustos de crescimento, o Brasil dá passos atrás. A queda vista na atividade econômica brasileira entre julho e setembro de 2013 na comparação com o trimestre anterior não teve equivalente entre os demais países do G20 e só a França - que teve ligeiro recuo de 0,1% - também teve contração da atividade no período.

Além do pior desempenho, o Brasil também teve o maior tombo no ritmo da atividade. No segundo trimestre, a economia brasileira cresceu a um ritmo de 1,8% e passou à contração de 0,5% no período seguinte - uma diferença negativa de 2,3 pontos porcentuais. O segundo maior tombo do ranking da OCDE ficou com a Turquia, que crescia a um ritmo de 2% e desacelerou para 0,9%, mas continuou crescendo.

A maioria dos grandes países acelerou: a Índia, por exemplo, passou de crescimento de 1% para 1,9% e o México avançou de uma contração de 0,5% para crescimento de 0,8% em igual base de comparação. A China crescia a uma velocidade de 1,9% e agora está em 2,2%. Nos EUA, o crescimento passou de 0,6% para 0,9%.

Entre os países que lideraram o crescimento do G20 no terceiro trimestre, estão a China (expansão trimestral do PIB de 2,2%), Índia (1,9%), Indonésia (1,3%) e os Estados Unidos (0,9%). Na média, a economia dos países do G20 cresceram 0,9% no período.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?