Publicidade

22 de Janeiro de 2014 - 19:05

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

Um detalhe em uma nova escultura de Nelson Mandela irritou as autoridades da África do Sul. Projetada para ser a maior estátua do ex-presidente sul-africano, com 9 metros de altura, a obra possui um pequeno coelho esculpido dentro de uma das orelhas de bronze. Jornais locais disseram que os dois artistas responsáveis pela escultura, Andre Prinsloo e Ruhan Janse van Vuuren, acrescentaram o animal na estátua como uma forma de assinatura de seu trabalho.

Autoridades sul-africanas exigem que o coelho seja removido da estátua, inaugurada um dia após o funeral de Mandela, em 16 dezembro, em frente ao complexo do governo em Pretória.

O Ministério de Artes e Cultura informou que não sabia que os dois escultores tinham acrescentado o detalhe à obra.

Segundo o jornal Beeld, os artistas disseram que acrescentaram o coelho como uma marca do trabalho, depois que as autoridades do país os impediram de incluir sua assinatura nas calças da estátua.

De acordo com o ministro da Cultura e Artes da África do Sul, Paul Mashatile, os escultores pediram desculpas por qualquer ofensa àqueles que consideraram a atitude desrespeitosa com o legado de Mandela.

A pasta informou, em comunicado, que existem discussões em andamento sobre como remover o detalhe sem causar qualquer dano a estátua. Fonte: Associated Press.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o resultado do PIB nos dois últimos trimestres vai interferir no resultado das eleições?