Publicidade

10 de Março de 2014 - 21:35

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

Atual tetracampeã Mundial de Construtores e também do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 com Sebastian Vettel, a Red Bull apresentou nesta terça-feira, em Jerez de la Frontera, na Espanha, o seu novo carro para esta temporada da categoria. O modelo RB10 exibiu como principal novidade um pequeno bico pontudo e estreito, feito de fibra de carbono e suavizado por uma pintura preta, fugindo da tendência excêntrica adotada pela maioria das outras equipes do grid que já revelaram seus novos modelos e trouxeram curiosas soluções aerodinâmicas para atender às exigências no novo regulamento técnico da F1.

Mais uma vez projetado por Adrian Newey, considerado o "Mago das Pranchetas", o novo carro da Red Bull tem pintura bem parecida com a do modelo que a equipe utilizou no ano passado. Predominantemente azul escuro, voltou a trazer tons de roxo e detalhes em amarelo, vermelho e branco.

O RB10 irá pela primeira vez para a pista justamente nesta terça-feira, quando começará a bateria inicial de testes de pré-temporada da Fórmula 1, em Jerez, onde Vettel abrirá os trabalhos para a Red Bull, antes de o australiano Daniel Ricciardo, seu novo companheiro de equipe, assumir o cockpit para a sua primeira experiência na escuderia baseada em Milton Keynes, no Reino Unido.

Décimo carro da Red Bull construído para uma temporada da F1, o RB10 voltará a ser impulsionado por motor da Renault, mas, em linha com o novo regulamento da F1, agora o propulsor será V6 turbo de 1.6 litro, em substituição ao V8 aspirado usado em 2013.

Apesar de apresentar um carro visualmente parecido com o de 2013, a Red Bull garantiu que o novo modelo "tem pouca coisa em comum com seus antecessores", assim como Newey garantiu que "não pode ver favoritos" em 2014 ao considerar que as novas regras da categoria deixaram o cenário da F1 "novo e aberto".

"Acho que com nosso desempenho do ano passado nós poderíamos estar mais felizes se o regulamento não tivesse mudado", admitiu o projetista, se referindo ao fato de que Vettel foi campeão em 2013 com extrema facilidade, ganhando 13 corridas ao total, sendo nove delas nas últimas nove provas da temporada.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o resultado do PIB nos dois últimos trimestres vai interferir no resultado das eleições?