Publicidade

07 de Janeiro de 2013 - 08:08

Por Patrícia Braga - Agencia Estado

Compartilhar

Os governos do Paquistão e da Índia trocaram acusações neste domingo em relação à violação do cessar-fogo na disputa pela região da Caxemira. Islamabad acusa as tropas indianas de terem ultrapassado a fronteira em conflito que matou um de seus soldados e a índia acusa o Paquistão de ter destruído em bombardeiro uma casa em seu território.

A acusação de ultrapassar a fronteira resultando em mortes de militares é incomum na Caxemira, onde o cessar-fogo entre os dois rivais já dura uma década. Tensões relacionadas com a disputa na região nunca foram muito longe, ainda que os dois países não tenham desistido do território.

Nos últimos meses, a tentativa de aproximação entre o Paquistão e a Índia diminuiu, o que pode ter desencadeado os ataques na fronteira. Apenas no último mês, os dois países anunciaram um novo regime de visto para os viajantes que precisam atravessar a fronteira e adotaram também novas ações para facilitar o comércio. Nenhuma dessas ações seria possível sem o suporte do poder militar no Paquistão.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Edição impressa

Encontre um tema na

Pesquisa

Enquete

Você concorda com a redução da carga horária dos servidores municipais nos dias de jogos do Brasil na Copa das Confederações?