Publicidade

07 de Dezembro de 2013 - 07:07

Por Diego Salgado - Agencia Estado

Compartilhar
 

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, realizado nesta sexta-feira, na Costa do Sauipe (Bahia), apontou os 48 primeiros jogos da competições. E, com eles, alguns atrativos extras para o segundo Mundial a ser realizado no Brasil. Entre elas estão um reencontro de irmãos e o duelo entre um eterno ídolo alemão e a sua seleção.

REENCONTRO - No dia 26 de junho, Alemanha e Estados Unidos vão se enfrentar na Arena Pernambuco. O confronto marca o reencontro de Jürgen Klinsmann, técnico da seleção norte-americana, com a Alemanha. O ex-atacante alemão disputou as Copas de 1990, 1994 e 1998, sagrando-se campeão no Mundial da Itália. No total, Klinsmann entrou em campo 17 vezes e marcou 11 gols pela seleção da Alemanha em Copas.

CONFRONTO DE GIGANTES - Itália e Inglaterra irão reeditar o confronto que definiu o terceiro lugar da Copa de 1990. Na ocasião, os italianos venceram por 2 a 1. Já Alemanha e Portugal farão a reedição da disputa pelo terceiro lugar no Mundial de 2006, quando os donos da casa levaram a melhor.

SEM CAMPEÕES - Como ocorreu com o Mineirão durante a Copa das Confederações, apenas partidas secundárias serão disputadas na Arena Pantanal, em Cuiabá. No dia 13, o Chile enfrentará a Austrália. Quatro dias depois, será a vez de Rússia e Coreia do Sul se enfrentarem. Depois, no dia 21, Bósnia e Nigéria jogarão pelo Grupo F. Por fim, a Colômbia pega o Japão no dia 24. Dessa forma, Cuiabá será a única sede que não receberá uma seleção campeã mundial.

IRMÃOS SE ENFRENTAM - P confronto entre Alemanha e Gana, válido pelo grupo G, colocará frente a frente os irmão Boateng. O fato ocorre pela segunda vez, já que as equipes se enfrentaram na fase inicial da Copa 2010 - a Alemanha venceu por 1 a 0. O meia Prince, de 26 anos, ex-Milan e atualmente no Schalke 04, é um dos líderes da seleção ganense. O lateral-direito Jérôme, de 25 anos, pelo Twitter, falou sobre o reencontro: "Estou muito feliz em poder jogar novamente depois da Copa 2010 contra meu irmão Kevin e Gana".

ALTA TEMPERATURA - Bósnia, Rússia e Suíça vão sofrer com o calor de Cuiabá e Manaus. As temperaturas nessas sedes chegam a 35ºC no mês de junho. O inverno bósnio, russo e suíço é rigoroso, com temperatura negativa. A Bósnia enfrenta a Nigéria no dia 21 de junho na Arena Pantanal. O local ainda será palco da partida Rússia e Coreia do Sul, dia 17. Em Manaus, a Suíça medirá forças contra Honduras. A partida será disputada no dia 25.

FINALISTAS DE 2010 - Pela primeira vez nos 84 anos da Copa do Mundo os dois finalistas da edição anterior se enfrentarão ainda na fase inicial. É o caso de Espanha e Holanda, que se enfrentarão na Fonte Nova no dia 13 de junho. O jogo marcará a estreia das seleções na competição.

ARTILHEIROS - Os uruguaios Luiz Suárez e Edinson Cavani vão enfrentar Inglaterra e Itália na primeira fase da Copa 2014. Na temporada passada, os artilheiros foram destaque nas ligas locais. Suárez, atacante do Liverpool, marcou 23 gols e ficou na vice-artilharia do Campeonato Inglês. Já Cavani, jogando pelo Napoli, foi o principal marcador do Italiano, com 29 gols - o jogador defende atualmente o Paris Saint-Germain.

SÓ ATÉ AS OITAVAS - Se qualquer equipe do Grupo C avançar às quartas de final já terá alcançado um feito inédito. Isso porque nenhuma das equipes da chave nunca sequer passou das oitavas de final. Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão, assim, foram, ao lado do Grupo H, o mais fraco da Copa.

VAI CANTAR O HINO? - Carioca, Eduardo da Silva tem tudo para estar em campo na abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão. Mas ele não irá defender as cores do Brasil. É que o jogador, naturalizado croata, deverá estar presente no elenco do time europeu no Mundial. Centroavante, pode substituir Mandzukic, que foi expulso no último jogo das Eliminatórias e está suspenso.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você tem percebido impacto positivo das operações policiais nas ruas da cidade?