Publicidade

11 de Dezembro de 2013 - 20:58

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

Uma delegação de autoridades ucranianas vai discutir em Bruxelas no final da tarde desta quinta-feira a implementação de um amplo acordo político e de comércio com a União Europeia. A delegação ucraniana comandada pelo vice-primeiro-ministro Serhiy Arbuzov deve se encontrar com o comissário da União Europeia, Stefan Füle.

A viagem de Arbuzov ocorre após a visita de dois dias da diretora de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, à Kiev encerrada nesta quarta-feira. Ashton teve encontro com membros do governo e da oposição, incluindo duas longas reuniões com o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych.

Em Kiev, Ashton disse que Yanukovych garantiu a ela que continua interessado em assinar acordo com a União Europeia.

No mês passado, Yanukovych paralisou os preparativos para assinar acordo com a UE, alegando pressões econômicas da Rússia e dizendo que a UE não ofereceu incentivos fiscais suficientes para que um acordo fosse assinado.

A decisão disparou uma onda de protestos em toda a Ucrânia e se tornou a maior crise política do país desde a Revolução Laranja em 2004,

Yanukovych disse repetidamente que poderia assinar um acordo com a UE no ano que vem, mas também pediu discussões com a Rússia e a UE para resolver as tensões comerciais entre os dois. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Rio vai conseguir controlar a violência até a Copa do Mundo?