Publicidade

17 de Dezembro de 2013 - 14:34

Por AE - Agencia Estado

Compartilhar
 

O Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças dos países da zona do euro, aprovaram o repasse de 1 bilhão de euros para a Grécia. Essa parcela do pacote internacional de ajuda à Grécia estava sendo retida há alguns meses, enquanto os credores revisavam o cumprimento, pelo país, das condições impostas para a concessão do segundo programa de assistência financeira.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijseelbloem, os ministros europeus agora estão satisfeitos com o cumprimento das exigências. Metade dos recursos virá da linha de crédito emergencial europeia e a outra metade dos lucros que os bancos centrais dos países da zona do euro apuraram sobre suas posições em bônus da dívida grega, adquiridos em 2012 sob o programa de estabilização dos mercados.

Outros 4,9 bilhões de euros em ajuda para a Grécia estão retidos por causa de divergências sobre os planos de gastos do governo do país para os próximos anos e sobre a reestruturação de estatais gregas. Técnicos da troica (formada por FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) vão a Atenas em janeiro para fazer a quarta revisão do cumprimento dos termos do acordo de ajuda.

"Tenho a confiança de que as autoridades gregas vão concluir rapidamente suas discussões com as instituições da troica, de modo a permitir a conclusão da revisão atual do programa de ajuste econômico do país", disse Dijsselbloem. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você tem percebido impacto positivo das operações policiais nas ruas da cidade?