Publicidade

02 de Dezembro de 2013 - 11:37

Por - Agencia Estado

Compartilhar
 

O regulador de mercados da União Europeia, conhecido na sigla em inglês como ESMA, avisou que poderá tomar medidas contra as três grandes agências de classificação de risco - Standard & Poor's, Fitch e Moody's -, após ter constatado deficiências na forma como as empresas determinam os ratings de bônus soberanos.

Em relatório publicado nesta segunda-feira, a ESMA, que tem sede em Paris, alertou sobre "falhas concretas ou riscos em potencial" que podem comprometer a independência ou precisão das agências.

A ESMA também apontou problemas na maneira como as agências lidam com informações confidenciais, incluindo a divulgação de futuras ações de ratings a terceiros, e destacou "atrasos significativos e frequentes" na publicação de ratings.

Segundo a ESMA, ainda não foi determinado se as falhas constituem quebra dos regulamentos da agência, mas novas investigações poderão levar a medidas por parte da entidade. Em teleconferência, o presidente da ESMA, Steven Maijoor, disse que possíveis sanções podem incluir "avisos públicos, multas ou revogação de licenças".

As agências foram muito criticadas por rebaixamentos de ratings europeus terem supostamente agravado a crise da zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com o TJ, que definiu que táxi não pode ser repassado como herança?