Publicidade

20 de Janeiro de 2014 - 14:01

Por Beatriz Bulla - Agencia Estado

Compartilhar
 

O movimento do comércio varejista no País cresceu 1,9% em 2013, na comparação com 2012, de acordo com a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em dezembro, houve alta de 0,7% na comparação com novembro, já descontados os efeitos sazonais, e de 2,4% ante dezembro de 2012.

A previsão é de que, em 2014, a atividade do varejo mantenha um crescimento modesto, semelhante ao de 2013.

A Boa Vista aponta que nos últimos anos o varejo viveu um ciclo de dinamismo, impulsionado pelas políticas de distribuição de renda, inovações financeiras de impacto no crédito pessoal - como o crédito consignado - e mercado de trabalho aquecido. Há, contudo, uma desaceleração das taxas de crescimento da maioria dos segmentos do indicador do varejo, o que aponta uma mudança no quadro dos últimos anos.

Entre os setores, o maior avanço no ano passado foi registrado em Combustíveis e Lubrificantes (2,8% de expansão ante 2012). Em dezembro, a variação deste segmento foi a única negativa (-1,1%) na comparação com novembro.

O setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas cresceu 2,6% em 2013 sobre 2012 e 1,4% em dezembro ante novembro. O segmento de Móveis e Eletrodomésticos também apresentou alta nas duas bases de comparação: cresceu 1,0% em 2013 e 0,5% em dezembro ante novembro. O mesmo aconteceu na categoria de Tecidos, Vestuários e Calçados, que variou 0,8% no ano passado e 0,6% na passagem de novembro para dezembro.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?