JF. quinta-feira 19 jan 2017
OUÇA AGORA
Publicidade
3 de dezembro de 2014 - 19:13

Aplicativo informa rota e localização dos ônibus

Novo serviço, chamado de No Ponto, foi apresentado nesta quarta pela Prefeitura. Precisão da chegada dos coletivos nos pontos impressiona
Por Tribuna

Atualizada às 20h46

Usuários do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora já podem saber, em tempo real, a localização e quanto tempo falta para seu ônibus chegar ao ponto. O aplicativo CittaMobi, para celulares com sistemas operacionais Android e iOS, foi disponibilizado para download, mas também há a possibilidade de acompanhar sua funcionalidade por meio do site pjf.mg.gov.br/noponto. Nesta quinta-feira (4), entre 9h e 18h, a Prefeitura vai fornecer acesso gratuito de internet sem fio e instruir os usuários sobre a funcionalidade da nova ferramenta. Uma tenda estará montada no Calçadão da Rua Halfeld, próxima à Avenida Getúlio Vargas, e haverá distribuição de panfletos dentro dos coletivos.

Tribuna testou a funcionalidade do aplicativo

Tribuna testou a funcionalidade do aplicativo

Para garantir a eficácia do aplicativo, o município precisou mapear os mais de 5.200 pontos de ônibus e instalar o dispositivo de navegação por satélite, conhecido como GPS, em toda a frota, formada por 262 linhas. A Tribuna testou a funcionalidade do sistema nesta quarta e percebeu que ele é exato ao informar a aproximação dos veículos, desde que o smartphone esteja conectado à internet. Na Avenida Rio Branco, por exemplo, em frente ao prédio da Funalfa, a conexão 3G estava ruim, mas na altura do Alto dos Passos, não. No local, a ordem de chegada dos ônibus nos pontos e o tempo previsto apresentado pelo aplicativo estavam corretos.

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, falaram sobre a nova ferramenta. Segundo Rodrigo, sua funcionalidade foi testada por sete meses e, neste período, algumas melhorias já puderam ser conquistadas. Isso porque o CittaMobi foi planejado para, além de facilitar o cotidiano do usuário, também munir o gestor e as empresas de informações sobre o transporte público na cidade. Como exemplo, ele citou a possibilidade de verificar denúncias de motoristas que desviam da rota estabelecida ou que atrasam o início das viagens nos bairros. “Neste período, mais de cem linhas tiveram itinerários ou horários modificados, justamente pela possibilidade de otimizar o sistema com essas informações.” Para o prefeito, o CittaMobi permitirá também dar conforto a quem utiliza os ônibus. “Com a informação que o ônibus está atrasado devido a um acidente, por exemplo, a pessoa poderá resolver outras questões antes de ir para o ponto”.

De acordo com o coordenador do projeto e representante do CittaMobi, Igor Mosseri, o aplicativo é utilizado em várias cidades do país como Santo André (SP), Ribeirão Preto (SP) e Recife (PE). A diferença é que Juiz de Fora é o único município onde as informações são compartilhadas entre os empresários, a Prefeitura e a população. A margem de erro do tempo mostrado pelo aplicativo pode variar de 5% a 10%. Para informar possíveis erros no funcionamento da ferramenta, o usuário pode enviar uma mensagem para o e-mail noponto@pjf.mg.gov.br.

 

Prefeito quer reduzir número de empresas

Durante a coletiva, o chefe do Executivo também falou da intenção de iniciar e concluir o processo licitatório do transporte coletivo urbano no próximo ano, começando em janeiro. Segundo ele, os trabalhos deverão ter início a partir de audiência pública, que ainda será marcada. Uma novidade que estará presente no edital, e que ele adiantou nesta quarta, é a redução do número de empresas que hoje exploram o serviço na cidade. Atualmente, são sete, mas a quantidade exata prevista não foi divulgada. “Com absoluta certeza, vamos reduzir a quantidade com a licitação. Vamos dizer o número num momento oportuno, mas posso adiantar que o objetivo é reduzir os custos porque, com sete empresas, temos sete contadores, sete administrativos e sete garagens. Se reduz isso, você melhora o sistema e dá mais qualidade. Não vou afirmar que com isso vou diminuir o valor da passagem, até mesmo porque (o preço) está muito abaixo de outros municípios, mas vamos poder manter um valor baixo com um sistema melhor.”

 

Bilhete único

Bruno também citou que, ainda este mês, mais seis linhas de ônibus estarão no programa de bilhete único. A data exata e as rotas não foram divulgadas, mas, segundo Rodrigo, esta fase do projeto visa a incorporação de linhas que atendem os distritos de Juiz de Fora. Até o fim do ano, a expectativa de ambos é que usuários de todos os ônibus tenham esta facilidade.

Publicidade


73 comentários

  1. FeelPlanet disse:

    O aplicativo JampaBus informa no mapa as paradas de onibus da regiao metropolitana de Joao Pessoa. Voce pode visualizar no mapa a rota dos onibus e checar as ruas que eles passam. Voce pode tambem visualizar os onibus que passam na parada selecionada no mapa.  

  2. Luciana disse:

    A prefeitura parou o acordo com as empresas do aplicativo? Não funciona mais.

  3. Bruno disse:

    Gostei do aplicativo, parabéns pela iniciativa, independente de quanto custou foi uma boa iniciativa. Agora com certeza o próximo passo é dar uma melhorada no programa, como por exemplo: aumentando a função de escolher origem e destino para saber as linhas que fazem o trajeto. E atender o pessoal do windows phone. Acho que o tema do serviço de transporte (falta de linhas, ônibus lotado, etc.) é outro tema, e somente se resolve saindo nas ruas e exigindo melhores condições.

  4. Sergio disse:

    Ja não funciona mais para o onibus jardim gloria, ou seja, como tudo relativo a PJF é LIIIIIIIIIIIIIIXO.

  5. Eduardo disse:

    Ainda bem que no meu samsung de R$ 280,00 dá para eu usar este aplicativo, kkk….

  6. Leonardo Mendonça disse:

    poxa por que sempre o windows phone fica pra tras? sendo que ate pra aparelhos da apple que sao mais caros voçes fazem o aplicativo,sera que uma das partes dos trabalhadores que nescessitam do transporte publico que possuem windows phone vao continuar por fora das novidades da propia cidade?

  7. Reinaldo disse:

    Só falta criar o app pra windows phone. Não sei por que é tao difícil fazer o aplicativo para windows phone, sendo que devido ao preço tem mais lumia por ai que iphone. Será que vou ter q comprar um galaxy?

  8. Felipe Nunes disse:

    Qual sera a dificuldade de criar o app pra Windows Phone em ? Prefeitura discriminando Usuários da Nokia ¬¬
    Arruma isso ai por que em juiz de fora não é todo mundo que pode comprar um Iphone e os Lumias então dominando o mercado com seu baixo custo, trazendo benefícios ótimos para os usuários do Windows Phone.
    Arrumem isso ai prefeitura, tirando esse problema deve se melhorar o sistema de transporte de e regular corretamente os horários dos ônibus de acordo com o horário descrito no pjf e astransps. Parabéns pela iniciativa.

  9. mjlfaria disse:

    concordo plenamente com vc jose carlos, isso e so pra demonstrar o que realmente o prefeito ta fazendo pra nossa cidade?????? tanta coisa pra ser arrumada, querendo modernizar com app pra quem realmente tem smarthphones, tablets, etc… e nos usuarios que nao temos telefones assim, ficamos realmente a ver navios , precisamos e demais frotas e conforto para ir e vir para o trabalho, pobre se lasca e fica no ponto 1 hora o onibus chegar. queremos e solução aplicativo nao resolve problemas, o que resolve e ter um transito decente e mais frotas.

  10. Elton disse:

    AGORA SÓ FALTA UMA INTERNET MÓVEL DE QUALIDADE EM NOSSA CIDADE, POIS ATUALMENTE O SERVIÇO DE TELEFONIA CELULAR EM JUIZ DE FORA É DE PÉSSIMA QUALIDADE!

  11. Marcia Inacio disse:

    Legal a iniciativa. Mas gostaria que a nossa prefeitura se preocupasse com os ônibus adaptados Falta carros e manutenção nos poucos que tem.

  12. Daniel disse:

    Amigão, tenta ver o copo meio cheio. A vida é mais feliz quando você para de enxergar somente o copo meio vazio…

  13. Cristina Vasconcelos disse:

    Quando vai sair a versão pra Windows Phone, hein???

  14. Pedro Paulo disse:

    Dois anos pra isso? Para falar que é moderno,ok é uma atitude moderna sim. Agora vc pode constatar que ônibus atrasa, falta etc só que seu smartphone. Eu acho que aquela barrada na praça do riachuelo conferindo os ônibus manualmente controla melhor e muito mas barato, questão de vontade somente.

  15. ELEOMAR disse:

    Queiram me desculpar mas SE AS EMPRESAS TIVESSEM RESPEITO COM O POVO E ” OBRIGASSEM ” AOS MOTORISTAS A CUMPRIREM SEUS HORÁRIOS NADA DISSO SERIA NECESSÁRIO . Quando se trata de CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO , DE RESPEITO ÀS PESSOAS ISSO AÍ NÃO REPRESENTA NADA. Nos EUA se estiver marcado que o ônibus irá passar em tal hora e tantos minutos rsrsrs pode conferir pelo relógio de Londres. Aqui nem pelo relógio de Brasília e nenhum outro

  16. Fernando disse:

    Boa iniciativa, mas porque só Android e iOS? Falta o Windows Phone.

  17. Brilhante disse:

    nem sempre, pois o transito no período da manhã ou final de tarde é mais caótico, como dias de chuvas e acidentes na Av. Rio Branco. Pense !!!!

  18. Leandra disse:

    Aplicativo muito útil! Só acho uma pena não ter uma versão para Windows phone…

  19. Paolo Bianco disse:

    Verifique se você fez a opção pelo ponto correto.

  20. fernando rodrigues disse:

    vai variar muito e depender de onde o usuário está,quantidade de tráfego na banda e os aparelhos que cada usuário tem.Nem todos tem um aparelho de celular com “android ou IOS.”Pergunto ao programador:Na remonta,Monte verde,e em outros lugares de JF ,o usuário poderá usar este aplicativo?.É valido sim,é válido,mas eu mesmo uso um celular sem estas ferramentas.Então me mostrem como o sinal do GPS vai lhe ajudar?aguardo isto e quero discutir mais a fundo com quer que seja sobre o hardware e software,seja ele de smartphones ou receptores de GPS.O atraso sobre estas tecnologias ligadas a navegação automotiva em grandes centros do Brasil é impar e quando aparece um aplicativo deste(antigo já) que pode ser baixado seu código fonte nas comunidades ficam maravilhados e fazem uma propaganda danada.Volto a afirmar,o sinal do GPS,seu hardware e receptores são muito diferentes dos smartphones e localizadores.Os “chips sets”atuais são avançados demais para chegarem ao nosso Brasil.As firmawares são defauts ou personalizadas,dependendo do “fregues”os engenheiros da maior produtora do mundo destes chips sets são os que realmente dominam e dão “banho”no resto do mundo,voces sabem qual é este País?Já ouviram falar em Gmm6?Basta colocar dentro do onibus um “capetinha”que eu quero ver isto funcionar.

  21. Paulo Sergio disse:

    esse app serve para os aparelhos Nokia Lumia

  22. sandra disse:

    Só falta disponibilizar para a plataforma Windows Phone

  23. Felippe disse:

    Agora falta o principal a frota, adaptada, para atender toda população Astransp, falta uma nova licitação sr Bruno , secretaria de transportes !

  24. LHAIS KAROLYNE disse:

    AGR OS MOTORISTAS VAO TER QEE ANDAR NO HORARIO CERTO …

  25. Alvaro Silva disse:

    Verdade seja dita. essa ação é muito, muito boa para a população. agora acabou a desculpa de atraso, acabou a falta de informação e além disso, acredito que deva ser possível reajustar os horários de acordo com realidade da cidade. feliz em ver isso. já baixei e deu tudo certinho.

  26. Silvia Lopes disse:

    Muito bom mesmo!!!! a tecnologia a serviço do povo. é assim que tem ser. está no caminho certo, bruno! continue assim!

  27. Aline Dias disse:

    Não pensei que fosse viver para ver isso!!!! excelente iniciativa!!!! parabéns PJF pela bola dentro.

  28. Carla Almeida disse:

    Parabéns Bruno Siqueira pela iniciativa. trazendo inovação e na transparência para a população. estou muito feliz em poder ver a cidade progredir e entrando para rol de poucas que possuem o serviço. hoje de manhã testei o aplicativo e funcionou perfeitamente. Espero que continue com boas ideias e grande feitos para a nossa tão sonhada nova juiz de fora.

  29. Juliana disse:

    Achei sensacional! Testei e aprovei!
    Juiz de Fora super moderna. Parabéns à Prefeitura e à equipe da Settra.

  30. Eduardo L Souza Junior disse:

    Boa iniciativa. Para melhorar, a prefeitura deveria instalar monitores, devidamente protegidos contra vândalos, ao menos na Rio Branco e em alguns locais com maior movimentação. Assim, atenderia a todos, e seria bem prático!

  31. Sérgio Vianna disse:

    Sugiro que a Tribuna faça reportagens investigativas sobre o serviço de ônibus de Juiz de Fora, além de publicar – como nesta matéria – apenas um comunicado da Prefeitura apregoando uma novidade, que na verdade não representa nenhum valor agregado à prestação do serviço público, tão somente uma criação de penduricalhos ao que já existe, e que é muito ruim.
    Vários usuários do sistema de ônibus nos comentários acima apontaram o péssimo serviço, como aguardar muito tempo por um veículo e, de repente, sete veículos em sequência, ou os comboios que servem ao mesmo trecho, com quatro veículos trafegando juntos e depois um intervalo de meia hora.
    Para os que necessitam de ônibus na Universidade, por exemplo, nos horários noturnos e que funcionam nas partes mais altas do campus, ou os alunos são obrigados a deixar a aula antes do encerramento ou, se permaneceram assistindo aulas, terão que fazer longas caminhadas até os pontos na parte baixa do campus. Só um exemplo do que eu uso. Há outros problemas graves nas demais linhas. Por isso, a Tribuna poderia fazer reportagens para constatar o péssimo serviço ofertado, e assim publicar sua pesquisa para melhor orientar a população. Grato.

  32. Roberto Oliveira Costa disse:

    Mas esse é o legal do aplicativo novo, pq a Prefeitura vai poder acompanhar o GPS e aumentar a fiscalização melhorando o serviço.

  33. Roberto Oliveira Costa disse:

    O prefeito está cumprindo o que prometeu. Está modernizando o serviço e ainda vai fazer licitação.

  34. Kassandra Ethyenne disse:

    Baixei e testei agora. Dá super certo! Adorei!!! Recomendo!

  35. Maria Aparecida disse:

    E as mudanças estão acontecendo. Só não vê quem não quer! Parabéns prefeitura! Adorei o aplicativo e todas as notícias boas que tenho lido nos últimos tempos.

  36. Cândida Souza disse:

    Licitação para táxi, muitas melhorias para o transporte público como o gps, o bilhete único, esse aplicativo e em breve a licitação…. Essa é a cidade de Juiz de Fora se transformando graças ao empenho e trabalho honesto e árduo da Prefeitura de Juiz de Fora.

  37. Carol Silveira disse:

    Que coisa boa! Amei o aplicativo! Perder o ônibus ou mofar no ponto, nunca mais! Parabéns aos envolvidos.

  38. Renato disse:

    Interessante a preocupação dos usuários! Debatem um aplicativo que não se sabe o custo que está tendo para a PJF ou empresas, mas não questionam a redução da concorrência entre as empresas de ônibus. A máxima da economia é quando temos mais oferta que procura, isso sim melhora a qualidade do serviço e diminui os custos. O que estou vendo é a monopolização do transporte público em Juiz de Fora. Cuidado usuários!!! Essa conta vai ficar cara!!!

  39. Camila Andrade disse:

    Prefeito jovem e com vontade de mudar Juiz de Fora! Esse é o Bruno em quem depositei meu voto e confiança. Esse aplicativo é uma inovação e um ganho enorme para nós que usamos transporte público. Parabéns prefeito! Cada dia vejo mais coisas positivas da sua gestão.

  40. Cláudia disse:

    Incrível a precisão desse aplicativo. Testado e aprovado. Parabéns Prefeitura!

  41. Luciana disse:

    Simone, o aplicativo chama CittaMobi. Busque por esse nome que você vai conseguir ;)

  42. Ana Oliveira disse:

    José, através de um computador comum você também pode acessar. Assim como está falando na matéria: “mas também há a possibilidade de acompanhar sua funcionalidade por meio do site pjf.mg.gov.br/noponto”.

  43. José Carlos de Souza disse:

    Caramba, isso só vai atender a quem tem smartphone? E no computador, notebook, tablets, etc? Eu e muitos outros usuários que só podemos ter um celular simples sem tecnologia de ponta, não teremos direito ao serviço e vamos continuar “a ver navios”.

  44. Simone disse:

    Tentei encontra o aplicativo “noPonto” e não consegui encontra. Já esta disponovil e como faço para achar o play store

  45. Edson Basilio disse:

    Gostei da ideia. O app poderia ser disponibilizado para Windows Phone também.

  46. Marta Cavalcante disse:

    Certeza que a utilização desse aplicativo irá ajudar a melhorar o transporte público nesses próximos meses. Já na fase de teste ocorreram mudanças. A tendência é só melhorar e a cidade ter um transporte público correto.

  47. Ricardo Leopoldino disse:

    Esperamos mesmo que essa nova licitação para o transporte público saia e diminua as empresas gestoras. Com isso teremos transportes com mais condições e que atendam a necessidade da população. E esse aplicativo é incrível.

  48. Karla Dilly disse:

    Isso foi a melhor coisa que podia acontecer pra mim. Perder ônibus, nunca mais!!!

  49. Renata disse:

    E que usa Windows Phone? Fica sem???

  50. José Luis Teixeira disse:

    Testado hoje cedo e aprovado. Precisão correta. Parabéns à Prefeitura e a todos que participaram dessa iniciativa implantada em Juiz de Fora.

  51. Leandro Faustino disse:

    A opção de poder acompanhar também pelo site abre o leque de informações oferecidas pelo aplicativo lançado. Não é o horário que o ônibus deveria estar no ponto, mas sim, em tempo real, onde ele está e quantos minutos demorará para chegar. Incrível.

  52. Guilherme Maia disse:

    Que show isso! Não perco mais o meu ônibus. Agradeço aos envolvidos.

  53. Lilian Silveira disse:

    Com o projeto que o Prefeito citou há algumas semanas para oferecer internet wifi no Centro da cidade, esse aplicativo ajudará muito mais. Parabéns a todos os envolvidos.

  54. Elias disse:

    Me parece uma boa iniciativa, só que seria muito importante também, diminuir os gargalos nos intervalos dos ônibus. Aonde eu moro, os ônibus andam em comboio, ou seja, passam 4 um atrás do outro, quem perder o último carro deste comboio, vai ter que ter a paciência de ficar + ou – 25 minutos esperando o outro comboio. Eu penso que isso é uma falta de respeito com o usuário que paga muito bem por esta prestação de serviço. Sem contar que apesar de todos pagarem o mesmo valor da passagem, só alguns tem direito a acentos almofadados e ar condicionado nos coletivos. Como posso acreditar que os direitos são iguais para todos os cidadãos.

  55. Valeria Belisario disse:

    O aplicativo é realmente uma ótima notícia, mas saber que a Prefeitura está correndo atrás para abrir uma nova licitação para o transporte público, é melhor ainda.

  56. Manuel Castro disse:

    Ótima notícia saber que a Prefeitura está tentando que o Bilhete Único esteja disponível a todos até o final do ano que vem. Aplicativo sensacional, já usei pela manhã e deu o tempo exato.

  57. Carla Cristina disse:

    Além de nos dar quase que o tempo exato que o ônibus chegará ao ponto, esse aplicativo também irá apontar quais linhas ocorrem irregularidades. Parabéns Prefeitura, mais uma conquista para o município.

  58. Vania Ribeiro disse:

    Sensacional! Para quem ficou reclamando quando saiu a notícia da licitação dos táxis, está aí a prova que a Prefeitura está trabalhando para melhorar o transporte público.

  59. Carlos Henrique disse:

    Ótima iniciativa! Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa. Como dito na matéria, a precisão é exata e isso irá facilitar para quem quer pegar ônibus, mas ainda tem coisas a resolver.

  60. Jorge disse:

    Não sei se vai adiantar. No último sábado, dia 29/11, no ponto de ônibus em frente à Praça do Riachuelo, aguardei um ônibus para o Bairro Borboleta por exatamente 51 minutos!!! Sim, exatamente, 51 minutos, assim como eu, diversas outras pessoas aguardavam qualquer ônibus para esse bairro, que não tem alternativa de outras linhas, como acontece com Bairros como Manoel Honorio, por exemplo.

    511, 512 e 528. Três linhas. Nenhum carro passou por 51 minutos, das 15:04, às 15:55 !!! Isso é um completo absurdo!!! Eu não sou usuário cotidiano da linha, porém, tenho aplicativo BUSAO JF nom eu celular, e sei que deve ter ônibus que não passou por lá!

    O primeiro ônibus que chegou ao local foi o carro 192, da linha 511 placa HGA-9929, às 15:55. E já veio LOTADO!

    Até quando a cidade vai ser refém desse PÉSSIMO serviço oferecido ?

    Não posso deixar o carro em casa, porque sei que vou passar RAIVA se depender de transporte coletivo urbano no município. Isso que deveria ser uma grande preocupação e fonte de investimentos e soluções para o desenvolvimento social, na verdade, transparece um modelo ultrapassado e que todos sabemos que não funciona mais.

  61. Rodrigo Silva disse:

    O estranho é que a redução do número de empresas já está acontecendo antes mesmo da licitação. A Gil incorporou a São Cristóvão e existem boatos que haverá outros fusões antes mesmo da licitação. Fica a dúvida no ar: será que as empresas já tem conhecimento de itens do edital antes mesmo da publicação?

  62. Beatriz Freitas disse:

    Essa medida vai ajudar em muita coisa. Agora, além da gente saber o horário certo dos ônibus, vamos dar menos bobeira nos pontos. Isso vai diminuir os assaltos em pontos mais afastados. E a população e a prefeitura também vão poder cobrar mais as empresas. O Bruno tá fazendo tudo o que prometeu. Agora só falta a licitação. Parabéns!

  63. Alessandro Aquino disse:

    Sensacional! É JF na frente..

  64. Yuri Villas Boas disse:

    Muito legal!!! Ontem mesmo já estava funcionando. Testei aqui e deu muito certo. Parabéns à Prefeitura! Olha, tenho visto muita coisa sendo feita pelo atual prefeito. O cara trabalha muito, é novo e tá trazendo muitas novidades. Muito bom!

  65. Felipe Felix disse:

    O app não informa a localização do ônibus, apenas previsão para chegar ao ponto.

  66. Marcia Gama de Almeida Reis disse:

    Hoje fiquei no ponto do ônibus, sentido centro, da Av. Itamar Franco quase esquina com Antônio Passarela, de 14:45 às 15:30 hs . Nesse ínterim não passou nenhum ônibus que trafega na Av. Rio Branco. Consultei um aplicativo sobre os horários de coletivos e nenhum cumpriu o horário. Enfim passaram dois ônibus da linha 521 e dois da linha 522 – Teixeiras e ainda: 514, 526 e 520. quarenta e cinco minutos sem passar nenhum ônibus e depois sete ônibus seguidos !!!! Sem fiscalização a população sofre o descaso do poder público e opta por “lotar” as vias com carros particulares ! O transporte público só beneficia os empresários que continua obtendo os lucros !

  67. Cléber Horta disse:

    Um aplicativo genérico, que usa um código que não foi bem traduzido, e que mal consegue exibir os caracteres do nosso idioma.
    Acho que a cidade merece mais. Por que não desenvolvem o código em parceria com a UFJF, desenvolvedores de sistemas, estudantes e pessoas que usam o transporte público?

    Da forma como está, parece que vamos ser reféns do código-base de um aplicativo que opera em várias praças, e isso tira de nós a capacidade de customização de acordo com os problemas e necessidades que forem apresentados ao longo do tempo.

    :(

  68. Rodrigao disse:

    Muito bom! É possível saber que meu ônibus está matando horário há 20 minutos!

*

Restam 500 digitos

Top