Publicidade

18 de Junho de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 
Lagartas concentradas no chuveirão em residência
Lagartas concentradas no chuveirão em residência

Uma infestação de taturanas assustou moradores do Bairro São Geraldo, na Zona Sul. As lagartas foram encontradas perto de um terreno na Rua Nery Mendonça e no quintal de uma casa na Rua Mario Cruz Meyer. O proprietário da residência, Wagner Classer, afirma que não é a primeira vez que taturanas invadem seu imóvel.

Segundo o veterinário responsável pelo Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, José Geraldo Castro Júnior, episódios como esse são comuns em bairros próximos a matas e áreas de urbanização desordenada. "É necessário o manejo ambiental para estabelecer a convivência harmoniosa entre a população e o meio natural", afirma o veterinário.

Em casos de infestação, a orientação é que o morador entre em contato com o Setor de Zoonoses para que sejam enviados agentes sanitários ao local. Ainda de acordo com José Geraldo, não é comum na cidade a presença de lagartas que causam risco à saúde. Apesar disso, não se deve colocar a mão nos animais, pois eles liberam substâncias urticantes que causam vermelhidão e coceiras na pele.

Após a identificação da espécie, são tomadas as providências para sanar o problema sem causar dano à natureza. O procedimento adotado na maioria das ocorrências é a aplicação de inseticidas nas áreas afetadas. Para prevenir novos casos, os moradores devem solicitar ao Demlurb a capina regular das ruas e o manejo adequado em terrenos baldios.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você está fazendo pesquisa de preços para controlar o orçamento?